Memorial da Rainha Elizabeth II custará R$349 milhões. Entenda!
Por Raphael Araujo - 12/12/24 às 16:41
O governo britânico iniciou os preparativos para um memorial em homenagem à Rainha Elizabeth II, que faleceu em 2022. O “memorial permanente à monarca mais longeva do Reino Unido” será “um dos projetos de design mais importantes da história britânica recente”, afirmou um comunicado do Executivo.
O projeto terá orçamento entre 29 e 58 milhões de dólares (174 a 349 milhões de reais) e incluirá a construção de uma ponte no Saint James Park, próximo ao Palácio de Buckingham. O ministro Pat McFadden destacou o desejo de atrair “os melhores arquitetos e designers” para idealizar o monumento: “Queremos que os melhores arquitetos e designers apresentem suas ideias sobre como deveria ser este projeto histórico”.
O que a Rainha Elizabeth II escreveu em seu diário antes de morrer?
As propostas poderão ser enviadas entre 12 de dezembro de 2024 e 20 de janeiro de 2025. O resultado será divulgado até 21 de abril de 2026, quando a rainha completaria 100 anos. Ema morreu dia 08 de setembro de 2022, deixando o trono para o seu filho, Rei Charles III.
Biografia oficial em andamento
Além do memorial, a vida da Rainha Elizabeth II também será celebrada em uma biografia oficial. Os diários pessoais da monarca estão sendo analisados por Paul Whybrew, assistente da monarca por 44 anos, como parte do processo de pesquisa. Esses registros oferecem detalhes únicos sobre os 70 anos de reinado da monarca e seu papel como chefe de Estado.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Segundo o biógrafo real Robert Hardman, a publicação integral dos diários não ocorrerá, mas informações selecionadas poderão ser compartilhadas com o público. “Não seremos capazes de vasculhá-los nós mesmos”, afirmou Hardman, indicando que o material mais íntimo permanecerá confidencial. A análise dos documentos gerou interesse entre historiadores e admiradores da monarquia.
Além de informações sobre a vida privada da rainha, espera-se que os textos revelem aspectos de suas relações com líderes mundiais e os desafios enfrentados em seu longo reinado. O Rei Charles III ainda não anunciou o nome do biógrafo oficial, mas a tradição aponta para um processo meticuloso de escolha. “Eu esperaria que, no próximo ano ou dois, o Rei nomeasse um biógrafo oficial”, comentou Hardman.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.