Príncipe Harry é avaliado na corte dos EUA sobre uso de drogas. Entenda!

Por - 07/06/23 às 07:12

Príncipe Harry sai do carro chegando ao tribunalPríncipe Harry é o primeiro membro da Família Real a prestar depoimento em mais deum século - Foto: Grosby Group

A Justiça federal dos Estados Unidos foi acionada por uma associação conservadora, na terça-feira, 06 de junho, para que determinasse a divulgação dos registros de imigração do príncipe Harry. Isso porque a ele foi concedido um visto para que ele se mudasse para a Califórnia, apesar de ele ter admitido que consumiu drogas no país.

Os advogados da Heritage Foundation, com sede em Washington, solicitaram ao Departamento de Segurança Nacional (DHS, na sigla em inglês) a entrega dos registros em virtude da Lei de Liberdade de Informação (FOIA).

“Obviamente, trata-se de um caso sobre o príncipe Harry, mas é, na realidade, sobre o DHS e o cumprimento da lei”, disse Samuel Dewey, advogado da Heritage Foundation.

A situação aconteceu por iniciativa de um juiz federal de Washington, que dedicou uma audiência a um pedido mais técnico apresentado pela entidade conservadora. Amparada nas leis de liberdade de informação, a fundação solicita os registros de imigração do príncipe.

  • Outros famosos, como o falecido jogador de futebol argentino Diego Maradona e a cantora britânica Amy Winehouse, tiveram entrada negada nos Estados Unidos por seu histórico de consumo de drogas;
  • A fundação quer ter acesso ao questionário que é preciso preencher para entrar nos Estados Unidos, no qual cada solicitante deve dizer se já consumiu drogas alguma vez;
  • O governo federal responde que “atualmente não dispõe de informação suficiente para julgar se outros interesses não são mais importantes”, e afirma que não há nenhuma urgência para tornar público esse expediente;
  • Dois departamentos do DHS se recusaram em ocasiões anteriores a divulgar o expediente de imigração do príncipe sem o seu consentimento;

O juiz Carl Nichols estabeleceu como prazo ao DHS o dia 13 de junho para que apresente uma resposta ao pedido sobre os registros do príncipe.

HARRY ASSUME USO DE DROGAS

O marido de Meghan Markle, que está afastado da família Real e por isso mudou com a mulher e os filhos para a Califórnia, admitiu publicamente uma série de crimes envolvendo drogas nos Estados Unidos e no exterior.

“A lei americana normalmente desautoriza essas pessoas a entrar no país”, diz o recurso da fundação, que tem como base o livro de memórias do príncipe, publicado em janeiro. Na publicação, ele admite ter consumido maconha, drogas psicotrópicas e cocaína no Reino Unido, Lesoto e Estados Unidos, em 2002.

“Na casa de campo de alguém, durante um fim de semana de caçada, me ofereceram uma carreira (de cocaína), e usei mais algumas vezes desde então”, escreveu Harry no livro “O Que Sobra”.

Ele ainda comentou o uso de consumido cogumelos alucinógenos em uma festa em Los Angeles em 2016: “As drogas psicodélicas também me fizeram bem. Usei por diversão durante vários anos e depois com fins terapêuticos e medicinais”, acrescentou.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino