Rainha dinamarquesa retira títulos de príncipes dos netos e causa revolta

Por - 01/10/22 às 18:00

Os netos da Rainha Margrette II da DinamarcaOs netos da Rainha Margrette II da Dinamarca / Reprodução / Instagram/

Esta semana a rainha da Dinamarca Margrethe II, de 82 anos, que também esteve no funeral da rainha Elizabeth, deixou os meios de seu país surpreendidos ao retirar os títulos de ‘príncipe’ de quatro netos, com a intenção de deixar a realeza dinamarquesa mais ‘enxuta’ no futuro, e a reação de sua própria família foi a pior de todas.

Leia+: Família real retoma as atividades após o luto pela rainha

A rainha explicou que ‘retirar seus títulos de nobreza era para seu próprio bem’.

O príncipe Joachim, de 53 anos, filho mais novo da rainha, disse que seus quatro filhos Nikolai, de 23 anos, Felix, 20 – de seu primeiro casamento com a princesa Alexandra, e os dois filhos com sua atual esposa, a princesa Marie, Henrik, de 13 e Athena, de 10, foram os mais prejudicados por essa decisão.

A princesa Alexandra ficou chateada que os filhos perderam os títulos e questionou a decisão da ex-sogra, indicando que a monarca poderia ter esperado até o dia do casamento deles, já que eles perderiam seus títulos quando chegassem ao altar.

“Estamos tristes e chocados. Os meninos se sentem marginalizados. Eles não conseguem entender por que sua identidade está sendo tirada deles.”, lamentou Alexandra.

Leia+: Atestado de óbito da rainha Elizabeth II é revelado

O príncipe Nikolai, que já desfilou para importantes casas de moda, incluindo a Dior, disse estar ‘triste, chocado e confuso’ depois de saber que sua avó resolveu fazer isso.

“Toda a minha família e eu estamos, é claro, muito tristes. Estamos, como meus pais também disseram, chocados com esta decisão e com a rapidez com que realmente foi tomada”, disse Nikolai, filho mais velho do príncipe Joachim, ao jornal dinamarquês “Extrabladet”.

O príncipe Joachim lamentou dizendo que a casa real dinamarquesa avisou dessa decisão repentina da rainha com apenas cinco dias de antecedência antes que a mulher concretizasse o que disse.

O palácio dinamarquês indicou na sexta-feira (30) em um comunicado que entende que ‘há muitas emoções’ nesse momento, mas garante que a decisão demorou muito para ser tomada, e o único objetivo dessa decisão é ‘preparar o futuro da monarquia’.

Leia+: Saiba quanto custa visitar o túmulo da rainha Elizabeth

Já os filhos do filho mais velho de Margrette, o herdeiro ao trono Príncope Frederik e sua esposa garantiram a sucessão com quatro filhos: além de Christian, de 16 anos, Isabella, de 15, e os gêmeos Josephine e Vincent, de 11.

A decisão será oficial a partir de 2 de janeiro de 2023.

ÚLTIMO DESEJO DE ELIZABETH II

A rainha Elizabeth foi enterrada com o Príncipe Philip. Literalmente no mesmo dia. Segundo a autora real e especialista em assuntos da realeza Katie Nicholl, esse foi o último desejo dela: que esperassem para sepultar o duque de Edimburgo no mesmo dia dela, para os dois descansarem juntos.

Leia+: Família real revela a lápide da Rainha Elizabeth

Em entrevista ao programa “Entertainment Tonight”, Nicholl explicou que a monarca, que morreu aos 96 anos em 8 de setembro, pediu que seu falecido marido esperasse no cofre real para que eles pudessem ser enterrados juntos, ao lado de seu pai, o rei George – que morreu em 1952 aos 56 anos – e da rainha Elizabeth, a rainha-mãe, que faleceu em 2002 aos 101 anos.

“E era seu desejo, que ele esperasse por ela no cofre real. Ela disse: ‘Não abra o cofre do meu pai’, que é onde todos acabarão juntos, porque ela sabia que não demoraria muito para ir, e ela queria que essa jornada final fosse feita com Philip ao seu lado”, revela a autora.

Katie Nicholl contou ainda que a cerimônia de sepultamento da Rainha e de Philip foi muito forte e emotiva para o Rei Charles III, mas embora ele tenha achado “difícil” ver o caixão de sua mãe ser baixado no cofre real com o caixão de Philip em seu funeral no dia 19 de setembro, o herdeiro do trono sentiu que “tudo deu certo”.

Leia+: Príncipe Harry tinha conflitos com ex-assessor da rainha

Katie disse: “Aquele momento em que o caixão da rainha foi baixado no cofre real foi muito, muito poderoso. Muito emocionante. O rei achou isso muito, muito difícil de assistir. Mas, na verdade, o que os espectadores podem não perceber, é que a rainha fez que tudo desse certo, porque nesse mesmo cofre real, atualmente deitado, está o caixão do duque de Edimburgo, e os dois serão enterrados juntos nesta cerimônia privada, que não será televisionada, que será apenas para a família imediata”, contou.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.