BBB23 alavanca busca de patrocinadores do reality na web
Por Redação - 07/03/23 às 16:30
Principal produto da Globo, o “Big Brother Brasil” movimenta bilhões para a emissora. Segundo um levantamento feito pela Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, em janeiro, mês de estreia da 23ª edição, o termo “assinar Globoplay” teve 74 mil procuras na internet, um aumento de 123.56%, em comparação com o mês anterior. Com todo esse sucesso, a publicidade do programa se tornou uma das mais visadas e caras da televisão brasileira. Apenas na edição de 2023, 30 patrocinadores pagam um total de R$ 1 bilhão à empresa.
E não são apenas as marcas que olham para esse sucesso. Diferentemente do programa de estreia, em que os participantes lutavam pelo prêmio em dinheiro, hoje, um outro fator entra na disputa: a visibilidade na internet. Estudando o fenômeno “Big Brother”, a Semrush produziu um levantamento para entender como está o desempenho das marcas patrocinadoras, participantes e termos sobre o reality no universo online.
A Globo divide seu patrocínio em três núcleos, que dependem do tempo e horário da propaganda: Big, Camarote e Brother. No início do ano, após a Americanas tornar público seu prejuízo bilionário, a companhia, que era a principal patrocinadora do reality, se retirou da cota do programa, dando lugar ao Mercado Livre. Apesar de sua saída, o termo “Americanas BBB” foi buscado, em janeiro, mais de 12 mil vezes na internet, um aumento de 1950.8% em relação a janeiro de 2022. O fato repercutiu mais do que outras grandes marcas, que tiveram um desempenho inferior no mesmo período. Veja:
Mercado Livre BBB – 5.4 mil buscas
Stone BBB – 5.4 mil buscas
Carrefour BBB – 1.6 mil buscas
Rexona BBB – 1.6 mil buscas
Chevrolet BBB – 1.6 mil buscas
Sobre a procura pelas empresas sem mencionar o programa, a Estácio, que patrocinou uma das provas “Bate-Volta”, saltou de 450 mil buscas na internet em dezembro de 2022 para 1 milhão em janeiro deste ano. Após a propaganda do Chevrolet Montana, a visibilidade do modelo também ganhou destaque, aumentando 50% no mesmo período.
Assim como as últimas edições, o BBB 23 também dividiu seus participantes em pipoca e camarotes. Dos artistas mais pesquisados na internet em janeiro, o topo ficou com Bruna Griphao, com 2.2 M, seguida de Key Alves, com 1.8 M, e Gabriel Santana, com 673 mil procuras. O aumento mais significativo foi de Fred Nicácio, que saiu de 170 pesquisas em janeiro de 2022 para 450 mil no mesmo mês de 2023, um crescimento de 62400%.
“O dinheiro que os participantes podem ganhar com patrocínio após o reality é muito maior do que o valor da competição em si. Isso porque o marketing de influência é uma forma fantástica de alcançar novos públicos e pode ser uma maneira com bom custo-benefício de aumentar rapidamente a consciência de marca de produtos e negócios”, explica, Casagrande.
No ranking dos “novos famosos”, estão o já eliminado Gabriel, que teve sua estreia na Casa de Vidro e viralizou bastante nas primeiras semanas, com 246 mil procuras, seguido de Giovanna, que também participou da dinâmica, mas não foi escolhida para entrar no programa, com 90.5 mil de buscas, e a terceira eliminada Tina, com 90.5 mil.
Durante o dia a dia do reality, alguns momentos também acabam repercutindo na internet. Um discurso de Fred Nicácio para Marília sobre a participante ter sangue de “Maria Bonita” viralizou e o termo teve um total 135 mil procuras, um aumento de 307.9% em relação ao ano anterior. Key Alves também polemizou ao falar sobre sua conta no OnlyFans, serviço de conteúdo por assinatura, e as procuras pelo nome da jogadora associado à marca saltaram de 60.5 mil, em dezembro de 2022, para 301 mil, em janeiro deste ano.
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