BBB23: Equipe de Sarah se posiciona sobre rimas supostamente racistas de Bruna
Por Redação - 05/04/23 às 18:05
A equipe de Sarah Aline resolveu se pronunciar, nesta quarta-feira, 5 de abril, a respeito de uma rima suspostamente racista cantada por Bruna Griphao à colega de confinamento. Na web, os internautas apontam o caso como episódio de racismo.
Leia+: Bruna Griphao e Nicácio entram em pé de guerra
“Estamos cientes e em posse de todas as imagens e vídeos do episódio envolvendo a participante Bruna Griphao. Segunda-feira (03), Bruna fez uma rima sobre o jogo confortável da Sarah e, nesse contexto, citou o termo “banana”. Não é a primeira vez que a participante usa termos ou faz rimas que estigma ou estereotipa pessoas pretas. Temos consciência de que tais associações não são incomuns e a depender do caso, podem se configurar como criminosas. Por aqui, estamos analisando todo o episódio juntamente com a nossa equipe jurídica e medidas cabíveis serão tomadas. Agradecemos a preocupação e o carinho de todos”, diz a nota.
A situação ocorreu durante uma conversa de Bruna com Larissa, Aline e Amanda. “Aqui, se você tá confortável, come uma banana. Quando tá desconfortável, todo mundo espana”, rimou. Para os internautas, a fala foi em referência à Sarah Aline.
Até o fechamento desta nota, a equipe de Bruna não se manifestou sobre o caso.
No entanto, vale lembrar que, essa não é a primeira vez que a atriz se envolve em um escândalo de racismo dentro do reality. Semanas atrás, ela foi processada pela equipe de Fred Nicácio, ao chamá-lo de “urubu de luto”. Entretanto, a justiça do Rio arquivou o caso.
E nesta quarta-feira, sim, a equipe de Bruna se manifestou sobre os ataques à sister. “Amanhã o BBB chega à marca de 80 dias de programa e nós precisamos falar sobre esse assunto constante nas nossas redes, inclusive em resposta ao @pretitudes.
O embate de Fred com Bruna existe para ele desde a primeira semana do programa. Foram constantes as vezes em que ele avisou que deveriam ficar de olho nela ou que a energia dela era ruim. Fred comemorou quando o programa recebeu a intervenção e de pronto falou que Bruna nos dias seguintes iria fazer papel de coitadinha. Sem esquecer também as diversas insinuações de que ela queria alguém e as comparações dela com pinchers raivosos.
Bruna não é perfeita. Nós não a colocamos nesse lugar, muito menos ela. Mil vezes ela se arrependeu, pediu desculpa, falou sobre suas fragilidades. A verdade é que os defeitos da Bruna são mais aparentes do que sua própria aparência e ser reativa, explosiva, grossa, nada tem a ver com racismo.
O papo sempre foi sobre personalidades, caráter e atitudes do jogo. Porque um pode ser lido como um bom jogador por fazer coisas absurdas e o outro é rechaçado com calunias? Só Bruna foi agressiva, prepotente, arrogante ou passivo-agressiva? Do mesmo jeito que oferecem a ela um espelho, os adversários também precisam!
Como sempre falamos: existem coisas do jogo e coisas que ultrapassam o jogo. Torcidas adversárias têm tentado a todo custo imputar à Bruna o crime de racismo. É irresponsável caluniar, mas com a força das páginas que reforçam, recortam, e tendenciam o racismo a Bruna, é quase impossível que todos não sejam arrastados pela onda do desserviço e da banalização de um tema tão importante.
Racismo é crime, e se você não é antirracista certamente está do lado errado. É muito importante que quem luta contra o racismo possa entender o quanto isso atrapalha a causa e o quanto isso faz com que casos reais de racismo se tornem pautas banais.
Tenhamos mais cuidado quando formos analisar cada comportamento e atitude dentro de um jogo onde o prêmio é fama e dinheiro com um único vencedor. Seguiremos falando dos adversários da Bruna, expondo o caráter desses jogadores e tudo o que eles falaram dela. O game segue também, assim como a nossa certeza da integridade da Bruna”, informou o comunicado.
TODAS AS FLORES
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.