BBB23: Saiba tudo sobre a crise de ansiedade que Cara de Sapato teve e o que ela pode causar
Por Redação - 19/01/23 às 17:40
Todos os participantes do Big Brother Brasil saem da casa dizendo que a experiência do reality show foi com certeza a mais intensa de toda a vida. Ficar trancafiado dentro de uma casa, com pessoas desconhecidas e sem contato algum com o mundo exterior mexe com a mente de todos e é de se esperar que o psicológico responda.
Cara de Sapato não estava conseguindo dormir pois seus pensamentos ficaram muito agitados, o que acabou gerando uma crise de ansiedade do lutador.
Leia+: BBB23: ‘Até o fim’, diz Key para Gustavo durante festa
O brother contou com a ajuda de sua ex-colega de algemas Amanda, que na época ainda estava amarrada com ele, e a médica deu todo o suporte necessário para acalmar o atleta.
Sabendo que nem todos podem ter noção do que é uma crise de ansiedade e do que fazer quando se tem uma, OFuxico conversou com o psicólogo Alexander Bez e tirou as principais dúvidas que podem surgir sobre o assunto!
Confira:
OFuxico: O que é uma crise de ansiedade e o que ela causa no nosso corpo?
Alexander: As crises de ansiedade são sensações, movimentos o qual o corpo sente que está sendo incomodado de uma maneira muito invasiva e, onde o corpo e a mente sente que você está em um constante estado de movimentação, de profunda inquietude e incômodo. As crises são desencadeadas pela constituição mental para aquelas pessoas que já tem uma tendência a tê-las, e em função dessa tendência essas pessoas as manifestam, mas para ser manifestado precisa ter um gatilho psicológico. Esse gatilho psicológico pode ser qualquer coisa que seja penitente a esfera pessoal, sentimental e/ou emocional da pessoa, mas a partir do momento que o gatilho funciona, se a pessoa tiver uma tendência a ser ansiosa ou se ela já tinha uma ansiedade antes, esse quadro vai ser realmente amplificado. A ansiedade no corpo, ela gera uma série de sintomatologias que vão desde tonturas, vertigens, sensações de incômodo, coração disparado, falta de ar, é interessante falar que a sintomatologias de ansiedade são muito parecidas umas com as outras, então por isso que é muito complicado a gente falar em qual transtorno de ansiedade a pessoa está passando antes que seja diagnosticado por um especialista realmente habilitado no assunto e que entenda realmente de ansiedade.
OFuxico: O que pode gerar crises de ansiedade?
Alexander: A ansiedade é uma condição clínica. O que gera ansiedade é justamente o que eu falei na pergunta anterior, é um gatilho psicológico que você tinha que precisar desse gatilho para ansiedade ser manifestada. Geralmente pessoas que tiveram uma gestação muito complicada, os bebês que tiveram uma gestação onde a mãe tinha uma situação muito complicada no seu ambiente domiciliar ou se a mãe já tinha uma ansiedade ou se teve depois ao longo do desenvolvimento mais ou menos até a quarta infância, que termina aos oito anos de idade, ou a criança teve um lar muito violento, muito desestruturado moldado pela violência, pelo estresse, a ansiedade pode se desencadear. Lembrando que também a ansiedade é uma condição clínica perene, a partir do momento que você tem o transtorno de ansiedade – não episódios de ansiedade, é importante a gente não confundir isso – a partir do momento que você tem o transtorno de ansiedade já instalado no seu aparelho mental ele é irreversível. O que você vai curar, vai ser as manifestações de ansiedade, que pode ser várias, por exemplo, pode ser de estresse pós-traumático, transtornos alimentares, transtornos sexuais, transtornos disfuncionais, pode ser até mesmo ansiosos-depressivos, podem ser síndrome do pânico, transtornos de síndrome do pânico com agorafobia, pode ser uma série de coisas, a questão é justamente o que cada pessoa vai reportar mentalmente em função da sua própria condição mental. Então, o que vai gerar são todas essas confusões, instabilidades, medos, dúvidas, é isso que gera ansiedade. Lembrando também que a ansiedade nunca está relacionada ao tempo presente, mas sim ao tempo futuro, por mais que você sinta o sintoma no momento, ele é um sintoma futuro. Então ansiedade é realmente uma fobia, é uma fobia que desencarrega outras fobias.
OFuxico: Qualquer um pode ter crise de ansiedade? Existem pessoas com mais pré-disposição?
Alexander: Não, por exemplo, tem pessoas que jamais vão desenvolver algum tipo de ansiedade. A ansiedade você tem que ter uma predisposição e/ou você teve que ser criado num ambiente muito ansioso, mesmo que se você não tivesse a predisposição para que você pudesse desenvolver ansiedade enquanto transtorno, enquanto patologia. Agora, tem pessoas que em nenhum momento da vida vai apresentar ansiedade. Existe pessoas que nascem com o que a gente chama em psiquiatria de personalidade soberana, pessoas com personalidade soberana não tem transtornos de ansiedade porque tem uma estrutura mental muito rígida que já nasceu com ela, também é uma condição clínica, e são poucas as pessoas, a taxa é uma em um milhão. Psicopatas, sociopatas e psicóticos não apresentam ansiedade em nenhum momento da sua vida. Então, além de você ter que ter a pré-condição clínica, você também tem que ser uma pessoa mais ligada a sensibilidade e uma pessoa mais emotiva, são as pessoas que tem mais tendências de sofrer com ansiedade, pessoas mais emotivas e mais sensíveis tem uma tendência muito maior de adquirir esse transtorno, independente da sua pré-condição clínica ou não.
OFuxico: Como posso evitar crises?
Alexander: Então, tá aí uma pergunta muito complicada e muito complexa de ser respondida. É difícil. Você tem que estar em tratamento constante, você tem que estar em manutenção. Lembrando que a ansiedade é uma condição clínica, ela não pede autorização pra dar, ela simplesmente dá, o importante é você estar em manutenção psicoterápica e medicação. O protocolo americano hoje de tratamento para ansiedade e para a síndrome do pânico que é o mesmo protocolo, é um protocolo que é elencado pela administração da psicoterapia, preferencialmente a psicoterapia psicanalítica, que mexe mais com o inconsciente, o tratamento do ansiolítico que é necessário pra reduzir a ansiedade enquanto condição clínica e, o tratamento de beta bloqueador pra diminuir ataque cardíaco e a pressão alta, que a ansiedade desenvolve. Isso é muito importante. A ansiedade é uma doença 100% emocional, mas é uma condição clínica que faz parte do aparelho emocional da pessoa, porém é importante falar que no passado não se falava muito em associar a ansiedade a doenças cardiovasculares. Porém, hoje já mudou um pouco, hoje quem tem doenças cardiovasculares precisa estar realmente – e é uma pessoa ansiosa – precisa estar em administração medicamentosa do ansiolítico, do beta bloqueador e da psicoterapia, justamente pra não ter maiores fatalidades ali, nesse quadro cardiovascular.
OFuxico: Se estou tendo uma crise, como me acalmar?
Alexander: Quando você tem a crise de ansiedade, geralmente ela dura uma média de vinte minutos mais ou menos. Nesse tempo você tem que ter o controle total. Outro protocolo americano, hoje em dia existe remédios ansiolíticos, que são sublinguais, que você coloca debaixo da língua e ele está sendo ministrado em larga escala nos Estados Unidos, para que a crise de ansiedade seja suspensa na hora. Para quem não tem isso exercícios de respiração, de autocontrole e de autoajuda o remédio vai ajudar muito, mas lembrando que a ansiedade é uma condição clínica, não existe milagres para ansiedade. Então, essas são as melhores dicas que a gente pode dar.
OFuxico: Como acalmar outra pessoa tendo uma crise?
Alexander: Pra gente acalmar uma outra pessoa tendo uma crise, em primeiro lugar você não ter ansiedade. Se você é uma pessoa ansiosa e vai querer tentar acalmar outra, você vai potencializar a sua ansiedade também, e aí vai ficar uma ansiedade duplicada. Uma pessoa que não tem ansiedade, a melhor maneira de acalmar a outra é tentar conversar com ela, tentar falar pra que ela respire calmamente, às vezes respirar num saco ajuda muito -por causa do gás carbônico – por uns trinta segundos em um saquinho de papel, não pode ser de plástico, tem que ser de papel, a questão da respiração ajuda muito porque a ansiedade tem um link muito íntimo com o aparelho respiratório. Lembrando que todas as sintomatologias, sem exceção, estão ligadas ao aparelho respiratório e cardiovascular respiratório. É sempre bom estar atento as manifestações de ansiedade que são muito parecidas. Em uma crise severa, a medicação não pode ser desprezada, e se prolongando realmente ir procurar um médico, é muito comum muitas pessoas irem para o hospital com crises de ansiedade achando que está enfartando ou achando que está tendo algum outro tipo de complicação cardiovascular mediante a ligação íntima entre a ansiedade e o aparelho respiratório e cardiológico.
OFuxico: Crises de ansiedade podem gerar problemas mais sérios?
Alexander: As crises de ansiedade podem ter prolongamentos, podem ter extensões, não só no trato físico, mental e neurológico. No trato físico você vai ter ali questões de taquicardia, questões de pressão arterial elevada, vai ter uma série de manifestações gastro intestinais, sensação de tonturas, de desmaios no aparelho neurológico, a ansiedade interfere contundentemente de uma maneira muito brutal, viral no aparelho físico-mental das pessoas. Então, por isso pessoas com comorbidades precisam ter uma atenção quadruplicada para que a ansiedade não seja fatal. Como eu falei, no passado não se falava em óbito por ansiedade. Ansiedade não mata, o que mata é a sua condição orgânica de comorbidade preexistente. Então por exemplo, uma pessoa com pressão alta, se ela tem uma crise de ansiedade ela pode morrer. A ansiedade pode remeter a pessoa com quadro severo de taquicardia para o hospital, isso é muito sério, por isso a necessidade do beta bloqueador, para conter esses quadros de ansiedade, porque ela pode ser manifestada ao longo do dia várias vezes, por isso a necessidade da medicação ansiolítica para conter essa frequência. Lembrando que a ansiedade ela não perdoa. Então ela é uma doença acumulativa, no trato psicológico você pode ter em decorrência das crises de ansiedade, os transtornos: mentais, alimentares, sexuais, transtornos do sono – inclusive você pode ter as manifestações a noite da ansiedade que pode ser: pesadelos um pouco mais leves, moderados ou pesadelos severos que a gente chama de transtorno de terror noturno e a pessoa acorda aos berros, você pode ter insônia ou ter um sono mais leve – transtornos de estresse pós-traumático, transtornos obsessivos compulsivos, transtornos de ordem sexual como impotência, ejaculações precoces. A ansiedade ela acarreta uma série de coisas como o próprio transtorno de ansiedade generalizada, o transtorno de estresse pós-traumático, então você tem uma série de transtornos ligados a ansiedade, transtornos esses que abrangem toda a esfera corporal do ser humano. Quando você tem alguma questão econômica também, ansiedade está muito ligada a isso, uma coisa puxa a outra. Hoje em dia tem uma terminologia que chama ansiedade econômica, alguns autores chamam também de ansiedade atual econômica, e a própria ansiedade com relação a pandemia, que é a ansiedade pandêmica.
OFuxico: Existe tratamento?
Alexander: Sim, o tratamento é medicamentoso e psicoterápico associativo. Porém, você consegue obter curas em decorrência dos transtornos de ansiedade como: transtorno obsessivo compulsivo, estresse pós-traumático, transtorno de impotência sexual, transtornos de disfunção erétil, transtornos do sono, transtornos alimentares, transtornos compulsivos obsessivos, transtornos de pânico, leves moderados ou severos, todos esses têm tratamento, tem cura. Porém, o transtorno de ansiedade não tem cura, então é manutenção e controle. E como é que faz isso? A forma é trivial, infelizmente a fórmula trivial é medicação psicoterápica, medicação beta bloqueadora e a psicoterapia em questões que pode variar de 1 vez por semana ou até 2 vezes por semana, de acordo com a condição econômica do paciente e de acordo com a orientação dada pelos profissionais que vão fazer esse tratamento.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.