‘BBB: O Documentário’ revela como o reality mudou o Brasil

Por - 07/01/25 às 06:00 - Última Atualização: 6 janeiro 2025

Grazi Massafera, Sabrina Sato, Pedro Bial e Kleber BambamGrazi Massafera, Sabrina Sato, Pedro Bial e Kleber Bambam - Divulgação/Globo

O Big Brother Brasil, uma das maiores sensações da TV brasileira, ganha uma nova análise com a série documental BBB: O Documentário – Mais que uma espiada. A produção estreia no dia 7 de janeiro, na TV Globo, e retrata os 22 anos e 24 edições do programa, com um olhar atento às transformações culturais que ele provocou na sociedade.

A obra será exibida em quatro dias consecutivos, até 10 de janeiro, na TV Globo, após ‘Mania de Você’.

Ed Gama entrega dicas de participantes do BBB 25

Direção e abordagem inovadora

Dirigida por Bruno Della Latta, a série divide-se em quatro episódios e investiga o impacto do reality show, tanto na vida dos participantes quanto na cultura brasileira. O diretor explica que o objetivo não é apenas relembrar momentos icônicos, mas também mostrar como o programa reflete o contexto social de cada época.

“Quais temas foram debatidos naquele ano? Quem foi escolhido vencedor? Quais roupas as pessoas estavam usando? Quais músicas estavam tocando? Sempre tentei olhar o programa como um recorte do seu tempo. Dá para assistir ao BBB e entender muito sobre o que estava acontecendo na sociedade brasileira”, afirma Bruno.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

Amanda Prada, assistente de direção, reforça o papel transformador do reality. “O programa desafia as bolhas em que vivemos e nos provoca a refletir sobre conflitos, empatia e julgamentos. Este documentário não é apenas uma retrospectiva; também mostra para a sociedade sobre como podemos evoluir”, diz.

Estrutura e temáticas dos episódios do documentário do BBB

  • A Era da Fama: O primeiro episódio apresenta a origem do formato e sua chegada ao Brasil, com depoimentos de figuras como Grazi Massafera e Sabrina Sato. Os bastidores das primeiras edições também são explorados.
  • A Seleção: Diversidade e inclusão são os temas centrais. Histórias de participantes como Ariadna e Gil do Vigor mostram como o programa abordou questões raciais, de gênero e sociais.
  • Os Conflitos: Este episódio aborda polêmicas e reviravoltas que marcaram a audiência, como os depoimentos de Ana Paula e Manu Gavassi. O impacto das redes sociais no jogo também é destacado.
  • As Vitórias: A celebração dos vencedores inclui depoimentos de Jean Wyllys, Juliette e Thelma Assis, além de uma homenagem musical com Paulo Ricardo.

Transformações na televisão e na sociedade

Além de explorar os bastidores e os dramas dos participantes, o documentário analisa como o formato de confinamento influenciou a maneira de consumir TV. Participantes buscaram no reality uma plataforma para realizar sonhos, enquanto o público passou a acompanhar, em tempo real, as dinâmicas sociais dentro da casa.

Bruno Della Latta acredita que a produção vai além do entretenimento. “Este é um documento histórico de análise da sociedade, seu comportamento e as mudanças nos últimos 22 anos”.

“Este é um documento histórico de análise da sociedade, seu comportamento e as mudanças nos últimos 22 anos. Um grande alerta para o futuro, para quem vive em suas bolhas, para que se abra para o novo, olhe para o lado e enxergue o mundo além das suas relações e crenças como algo natural”, finaliza Amanda.

Tags:

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais