BBB22: Maria alerta sobre herpes de Eliezer. Entenda a doença!
Por Flavia Cirino - 10/02/22 às 10:20
O beijo entre Natália e Eliezer, na madrugada desta quinta-feira, 10 de fevereiro, durante a festa da líder Jade Picon, causou dentro e fora da casa mais vigiada do país. Isso porque o designer passa por uma crise de herpes. Após a troca de intimidade entre eles, o brother decidiu contar o que aconteceu para Maria, com quem Eliezer tem protagonizado momentos de chamego, inclusive embaixo do edredom.
No quarto lollipop, o publicitário relatou a situação para Maria e Vyni. A reação da sister, contudo, chamou a atenção: “Não tem nenhum problema. Só fico preocupada por você estar com herpes e ela não ter ligado”, disse a artista. “Não fica preocupado porque rolou um beijo. Você é solteiro, Natália é solteira. Natália está carente porque já tem um mês de programa aí, um mês fora de casa… A gente está com saudade de fazer certas coisas”, completou ela.
Além do beijo na modelo mineira, Eli compartilhou cigarro com Linn da Quebrada, o que também expõe a cantora ao vírus do herpes.
O QUE É HERPES?
O herpes é uma infecção causada pelo Herpes simplex vírus. O contato com o vírus ocorre geralmente na infância, mas muitas vezes a doença não se manifesta nesta época. Geralmente, o paciente apresenta pequenas bolhas nos lábios. A transmissão é feita por gotículas de saliva, beijo – olha aí, Natália! – objetos contaminados levados à boca e por aí vai. Por isso, é bem comum que o primeiro contato com o HSV aconteça ainda na infância.
Conforme informações da biblioteca virtual do Ministério da Saúde, o vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma inativa, até que seja reativado. A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica.
Algumas pessoas têm maior possibilidade de apresentar os sintomas do herpes. Outras, mesmo em contato com o vírus, nunca apresentam a doença, pois sua imunidade não permite o desenvolvimento.
Veja +: Natália e Maria conversam após beijo entre a modelo e Eliezer
SINTOMAS E TRATAMENTO
Vermelhidão na boca, formigamento, coceira, ardência, desconforto ou sensação de que há algo estranho na boca, surgimento de pequenas bolhas nos lábios, rachaduras nos lábios, depois que as bolhas estouram, surgimento de feridas abertas na boca que sangram facilmente dependendo de como o paciente fala ou movimenta seus lábios e dor ao movimentar a boca são os sintomas mais frequentes da doença.
Não existe uma cura para herpes, mas a doença é autolimitada – ou seja, desaparece à medida que o sistema imune do indivíduo se recupera. De qualquer jeito, durante as crises infecciosas, o objetivo principal é diminuir o desconforto na área afetada. Assim, aplicar gelo sobre as lesões ajuda, porque a temperatura fria alivia a dor e auxilia na recuperação.
Para reduzir a concentração de herpes simplex no corpo e, consequentemente, a frequência de lesões e a intensidade das manifestações futuras, o médico às vezes lança mão de remédios antivirais. O ideal é iniciar o uso da pomada ao menor sinal do herpes, de preferência ainda na fase do formigamento e coceira. Essa tática abrevia a crise e minimiza a disseminação da enfermidade – quando as bolhas e feridas irrompem, o vírus se torna mais contagioso.
Lavar bem as mãos é fundamental para evitar a propagação do vírus a outras partes do rosto, como nariz e olhos. E nem pense em furar as bolhas. Isso só servirá para intensificar a dor, espalhar o herpes e retardar a cicatrização.
Estudos recentes apontam um novo tratamento capaz de impedir a recorrência dos ataques do herpes simplex. O medicamento em forma de cápsulas tem como princípio ativo o cloridato de lisina, cuja atuação impede a multiplicação do vírus dentro das células.
Lisina é um aminoácido naturalmente obtido com a ingestão de alimentos como leite, carnes, feijão, legumes e frutas. Só que o remédio aumenta em 20 vezes a concentração dessa molécula no corpo, potencializando seu efeito protetor contra o herpes. Em resumo, ele encurta o período de sintomas e reduz a ocorrência das crises.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino