Ary Fontoura se revolta com eliminação de Jonas no BBB 26
Por Flavia Cirino - 25/03/2026 - 10:16
Ary Fontoura - Foto: Reprodução/Instagram @aryfontouraDepois de ter dito a OFuxico que considerava o BBB “uma brutalidade”, Ary Fontoura entrou no debate sobre o reality e provocou forte repercussão nas redes sociais. Na noite de terça-feira, 24 de março, o ator comentou a eliminação de Jonas Sulzbach, que deixou o programa com 53,48% dos votos após enfrentar Gabriela e Juliano Floss em um paredão de grande mobilização do público.
O que aconteceu no BBB 26 após a eliminação de Jonas?
Além disso, o veterano, que esteve recentemente na novela “Êta Mundo Melhor!”, demonstrou surpresa com o resultado. Em vídeo publicado no feed, ele reagiu com indignação ao desfecho da berlinda e questionou os critérios usados pelos telespectadores.
Crítica direta levanta debate sobre critérios do público
Ary não poupou palavras ao analisar a saída do empresário. “Gente, eu tava assistindo ao Big Brother hoje e fiquei apavorado com o resultado do programa. Todas as coisas aqui no país estão invertidas, gente”, disse, primeiramente.
Como é que pode tirar um rapaz que ia tão bem, que era um dos melhores candidatos do programa? Foi embora assim, sem mais nem menos. Mas quem é que tá julgando? Como é que pode julgar, julgar pelo quê? Pelo não valor? É isso que tá valendo a pena?”.
No entanto, a declaração não passou despercebida. Enquanto parte do público concordou com o posicionamento, outra parcela defendeu o resultado e reforçou a soberania do voto popular. Assim, o episódio ampliou o debate sobre a dinâmica do reality e os critérios adotados pelo público.
Famosos reagem e ampliam discussão nas redes
Nos comentários, nomes conhecidos também se manifestaram. Aline Gotschalg, sister do BBB 15, apoiou a crítica e escreveu: “Vivemos tempos sombrios!! Infelizmente a sociedade está adoecida”.
Marciele chora ao justificar a compulsão alimentar
Em contrapartida, Jacira Santana, mãe de Gil do Vigor, questionou a influência externa nas votações: “Também fiquei sem entender. O povo mete política em reality e não procura vê quem joga de verdade. Eu gosto de reality, fã mesmo e gosto de ver pessoas ganhando prova, brigar por coisas reais sem precisar provocar, humilhar pra ter enredo, humilhar (peidar no rosto, chamar de burro e etc. Enfim… acho que tô ficando fora da caixa”.
Além disso, Nany People ironizou a situação: “O programa virou um jardim Botânico!”. Já Renato Rabelo reforçou o tom crítico: “Pois é meu amigo!! Tá tudo virado!! Enfim…. Paciência!!”.
Debate sobre limites do entretenimento ganha força
Por outro lado, Mari Saade apresentou uma reflexão mais ampla sobre o formato. A esposa de Stênio Garcia ressaltou que não assiste ao programa, mas sabe que existe uma guerra com xingamentos e palavrões por dinheiro.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
“Existem as guerras no mundo por petróleo, dinheiro e poder. Mas existem as guerras dos realities também por dinheiro e fama talvez. Sobre quem julga, dizem que é o povo que assiste. Mas será que quem assiste tem capacidade de julgar? E muita briga, muita violência psicológica, violência moral e sei lá se já não saiu tapa ou empurrão? Deveria ter psicólogos, psiquiatras e advogados competentes para analisar o que ocorre e tb o julgamento dos cidadãos que votam. Não atuo no Direito, mas sou formada pela PUC-RJ e tenho a carteira da OAB. Acho que programas assim, são uma incitação à violência por dinheiro. No caso desse BBB, são 5 milhões. Na minha casa não vemos pessoas brigando por dinheiro. Deveria ser um entretenimento e alguém venceria, mas onde tem dinheiro tem guerra”.
Dessa forma, a eliminação de Jonas ultrapassou o jogo e impulsionou discussões sobre comportamento, engajamento e os rumos do entretenimento na televisão brasileira.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino





















