BBB 26: Equipe de Milena se pronuncia sobre suposto autismo

Por - 30/01/2026 - 12:50

tia milena no bbb 26Foto: Reprodução/Instagram @tiamilenabbb

Os comportamentos de Tia Milena no “BBB 26” repercutiram dentro da casa e, ao mesmo tempo, nas redes sociais. Tudo aconteceu depois da Prova do Líder de quinta-feira, 29 de janeiro, quando a sister reagiu de forma intensa após a desclassificação do grupo. Depois disso, Tia Milena jogou o capacete longe ao deixar a disputa e comentou que às vezes “joga coisas”.

BBB 26: Paulo Augusto briga com Jonas após queda pelo Big Fone

A atitude, portanto, chamou a atenção de outros participantes e também do público do reality da TV Globo. Logo depois, já como líder, Maxiane ativou um card para ouvir uma conversa entre os colegas. Em seguida, os participantes passaram a comentar as atitudes da sister. Breno afirmou: “Ela tem uma rigidez cognitiva mesmo”.

Em seguida, Jordana reagiu: “Nossa realmente é um problema, eu não fazia ideia”. Enquanto isso, Maxiane acrescentou: “Eu desconfiava de algumas coisas. Exemplo: ela não gosta e toque”. Na sequência, Breno completou: “E ela tem comportamentos compulsivos”. Por causa disso, além das falas dentro do programa, muitos comentários surgiram fora da casa.

Equipe de Milena comenta rumores

Nas redes sociais, parte do público passou a sugerir que Tia Milena teria autismo. Diante da repercussão, a equipe de Tia Milena se manifestou por meio de um comunicado oficial publicado nas redes sociais da participante. No texto, o time abordou diretamente o assunto. “Desde o começo do programa, estamos recebendo mensagens e comentários acerca de um possível diagnóstico para a Milena, com as pessoas sugestionando que ela se enquadra no Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, informou a nota.

BBB 26: Maxiane leva punição e aproxima vinda do ‘Tá com Nada’

Logo depois, os responsáveis pelo perfil garantiram: “Não haveria nenhum problema em virmos aqui confirmar essa informação, já que as vivências das pessoas com autismo são válidas e merecem ser respeitadas, mas esse diagnóstico não existe. Entendemos que muitos de vocês possam enxergar traços do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos comportamentos e na personalidade da Milena, mas esclarecemos que ela não tem diagnóstico”, escreveram.

Além disso, os administradores contextualizaram a situação do confinamento. “É importante lembrar que ela está em um confinamento, sob pressão, convivendo com pessoas diferentes e experienciando coisas que nunca tinha vivido antes — e um diagnóstico preciso só ocorre com equipe multiprofissional adequada, ou seja, com profissionais de saúde especializados e em condições seguras”, afirmaram.

Abordagem do público

Na sequência, o texto passou a criticar a forma como parte do público tratou o tema. “Todavia, também entendemos a importância de repudiarmos os comentários psicofóbicos que ultrapassam a esfera do Big Brother Brasil e que atingem pessoas com autismo, bem como seus cuidadores”, destacou a equipe. Depois disso, o comunicado lamentou o uso do transtorno como ataque pessoal.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

“Por Vezes, as pessoas usam as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na tentativa de diminuir a Milena. Afinal, o autismo não define limites, define singularidades”, pontuou. Por fim, o time da sister reforçou a mensagem de respeito. “Pessoas autistas não precisam caber em moldes, precisam de respeito, acesso e escuta. Elas têm sonhos, desejos, talentos e uma vida inteira para viver do jeito delas. Psicofobia é crime!”, concluiu a nota.

Tags: ,,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.