Livia, do ‘BBB 26’, é a primeira lésbica no Festival de Parintins
Por Raphael Araujo - 09/01/2026 - 15:26

A alegria de Livia pode ser vista na dança ou nos olhos brilhando ao falar sobre a diversidade dentro de sua cultura. A moradora de Manaus, de 26 anos, é rainha do folclore do Boi Garantido, no Festival de Parintins. Há 11 anos, ela vive um relacionamento com a esposa, Inalda, e se considera uma pessoa muito alegre na vida. “A rainha fala da nossa cultura e representa essa diversidade. Eu sou essa mulher divertida, guerreira, muito forte e determinada”, diz a candidata da Casa de Vidro da região Norte.
Como rainha da festividade, usou uma indumentária nas cores da bandeira LGBTQIAPN+ durante uma celebração folclórica e vem se destacando neste papel da representatividade. “Sou a primeira mulher lésbica no Festival de Parintins, tenho muito orgulho de a minha nação ter me acolhido, assim como a nação contrária [do Caprichoso]. Eu tenho a minha esposa. Quando as pessoas me perguntam, nunca escondo. Já falaram: ‘É sua mãe?’. Não, não é minha mãe, ela é minha esposa. Sempre fui muito aberta, sempre conversei”, conta.
Livia nasceu em Baixa do Seu José, em Parintins, é a caçula de seis irmãos e sempre viveu com muita humildade. Os pais se separaram quando ela tinha 3 anos e a mãe, doméstica, batalhou para criar a filha. Foi criada pela mãe, doméstica que hoje faz serviços gerais em uma empresa. Na infância, não ganhava presente no Dia das Crianças, mas sempre muito carinho.
No Boi Garantido, ganhou uma toada escrita pelo ex-BBB Vyni, do “BBB 22”. Apesar de morar com a esposa, com quem está há 11 anos, apesar de não ser casada oficialmente. As duas têm a mesma idade, foram praticamente criadas juntas e planejam ter filhos. Luta por causas voltadas à diversidade, cultura e meio ambiente.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.

























