Dupla é eliminada do Chef de Alto Nível após desafio com café e leite

Por - 13/08/2025 - 06:13

Chef de Alto NívelChef de Alto Nível

Na primeira fase individual do “Chef de Alto Nível”, duas participantes deixaram a competição: Flan Souza e Luiza Soares. Isso porque, depois de garantirem vaga entre os dez melhores na etapa de times, as cozinheiras não conseguiram atender às expectativas dos mentores nos desafios individuais e acabaram eliminadas.

Roupas sustentáveis se destacam no ‘Chef de Alto Nível’

A prova da noite trouxe o tema “opostos se atraem” e dessa forma desafiou os competidores a criar combinações inusitadas, como claro e escuro, seco e molhado, quente e frio. Em apenas 40 minutos, cada um precisava unir uma proteína escolhida com um ingrediente complementar, explorando contrastes de sabores e texturas.

Luiza apresentou uma tainha grelhada com lentilha defumada, caramelo de peixe e alface com açafrão. Apesar da ousadia, ouviu críticas de Jefferson Rueda:

“A lentilha está defumada, está delicado, mas a gente ali fica no meio do caminho, não sabe se foi um purê malfeito ou um molho mal coado e finalizado.”

Flan apostou em coração de galinha com wasabi, ingrediente que já havia provado, mas nunca utilizado no preparo de um prato. A combinação agradou a Alex Atala:

“Gostei demais deste prato. Realmente entrega um terroso, seja com o coração, com o cogumelo, ou com a ervilha. O wasabi e o gengibre vêm trazendo o frescor. Muito bom o prato.”

Mesmo com elogios, Flan acabou entre os quatro participantes que seguiram para a prova de eliminação, junto com Ícaro, Sutil e Luiza. O mentor Vanzetto anunciou que, a partir dessa etapa, os desafios de eliminação passariam a ser realizados na cozinha do topo. Na estreia desse formato, os cozinheiros precisaram criar um prato inspirado em combinações clássicas, como café com leite, no tempo de 30 minutos.

A prova decisiva

Luiza escolheu camarões e preparou um nhoque de batata-doce finalizado na manteiga de café. Enfrentou problemas com o termomix e dificuldade para absorver as orientações de Vanzetto.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Flan selecionou carne-seca e planejou um risoto com requeijão. Para incorporar o café, tentou um experimento com farinha de rosca e leite, criando um pirão. Apesar de o prato ter recebido elogios pela regionalidade, Rueda apontou a ausência do sabor do café:

“Quando você come com o requeijão, você vê a regionalidade neste prato, mas faltou café.”

Ao ser eliminada, Flan agradeceu a oportunidade e destacou o aprendizado. “A galera aqui é porreta. É tiro, porrada e bomba. Desculpa por alguma coisa, mas eu dei o meu melhor”, disse a baiana. Luiza também deixou o programa de forma positiva, celebrando a parceria com Ícaro e Sutil. “Eu sabia que não tinha executado bem esse prato. Fui com muita sede ao pote. Saio tranquila e muito feliz. Muita gratidão”, afirmou

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino