Astrid Fontenelle manda a real após filho sofrer racismo: ‘Preto é visto como serviçal’

Por - 29/07/21 às 10:47

Astrid Fontenelle e o filho Gabriel, em momento juntinhos na praiaFoto: Reprtodução Instagram

Na quarta-feira, dia 28 de julho, um fato envolvendo o filho Gabriel, de 13 anos, deixou Astrid Fontenelle mega nervosa. E com toda a razão. Os dois curtiam a Praia do Morro de São Paulo, na Bahia, quando uma frequentadora do local confundiu o adolescente com um dos funcionários do hotel onde estão hospedados. A apresentadora mandou a real, citando que tudo aconteceu por racismo com seu filho preto.

Sim, na cabeça dessa, certamente, basta ser preto para ser o serviçal.

Ela desabafou e contou tudo em um post no Instagram.

“Meu sol, minha lua! Meu menino anjo. Minha estrela. Garoto de bom coração, adorável, amigo dos amigos. Por ele, viro bicho! E desviro para acolhe-lo. Hoje cedo, na praia, foi vítima do racismo estrutural. A fulana o ‘confundiu’ com o funcionário do hotel que atende a praia. Pediu um colchonete para ele. Mandei ela buscar no quiosque. Ficou com cara de espanto. ‘Como?’, na testa escrito. ‘Mas ele não trabalha aqui?’. Sim, na cabeça dessa, certamente, basta ser preto para ser o serviçal. E aí está o racismo estrutural que gente como a tal senhora não quer entender”, começou Fontenelle.

Veja+: Astrid Fontenelle fala da pandemia, trabalho e de momentos com o filho, Gabriel

FAZENDO SHOW?

Logo depois de situar a mulher que confundiu o filho, Astrid levou a fama de “fazer show” por causa do assunto. E seguiu seu relato:

“Sou uma mulher bem informada, que além de não ser racista, sou antirracista! Esse é meu compromisso. Com meu filho e com qualquer outra pessoa preta. Esse olhar erradérrimo da sociedade é proibitivo. Meu filho ficou desnorteado. Triste. Eu fiquei puta. Triste. Mas ainda bem que aconteceu comigo ao lado dele. Temos um longo caminho pela frente.”

PREPARANDO O FILHO PARA QUESTÕES SOCIAIS

Em abril deste ano, Astrid Fontenelle bateu um papo com a reportagem de OFuxico e falou sobre diversos assuntos. Um deles foi sobre como ela prepara Gabriel, de 13 anos, para as questões sociais.

“Conversando sobre tudo e atuando. Gabriel sabe e participa das decisões das doações que faço. Vai comigo, por exemplo , nas entregas que faço como madrinha de um grupo, o Decor Social, que reforma abrigos de crianças. Estamos sempre indo pessoalmente dar comida, às vezes frutas, na região do centro da cidade. Assistimos juntos noticiários, comento com ele o que está nos jornais. Ele é assinante de um jornal chamado ‘Joca’ , com as notícias do está mais em evidência numa linguagem para jovens e crianças. E isso tudo faz tempo viu?!”

Passar momentos ao lado do filhote é prioridade para a apresentadora.

“Meu maior investimento nele é feito nas viagens. Quero que ele seja um cidadão do mundo. E ele é um excelente companheiro de viagem. Incansável e curioso.”

CHORO AO TOMAR A VACINA

Nesta quinta-feira (6), Astrid Fontenelle recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em São Paulo, e o momento foi de pura emoção ao registrar em um vídeo que postou no Instagram.

A apresentadora chorou e colocou com a canção A Cura, de Lulu Santos, ao fundo. No texto de agradecimento, ela falou da ciência, do SUS e até recordou de Paulo Gustavo, que morreu aos 42 anos, vítima de complicações da Covid-19.

Chegou o meu dia!! E foi emocionante. Muito. Antes uma ansiedade. Foram quase duas horas na fila (fazendo amizade). Na hora mesmo passou um rápido filme na minha cabeça e a Gabriel ali ao meu lado significa muito. São 14 meses nessa batalha. E ainda essa semana com a perda que não deveria ter acontecido de uma pessoa tão querida. Um turbilhão de emoções! Hoje, sou pura gratidão aos cientistas e ao SUS! Mil vezes obrigada!! Sigo agora na batalha; VACINA PARA TODOS!! Uma gratidão imensa a ciência e ao SUS.”, disse ela.

Tags: ,

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.