Bruno Luperi homenageia Benedito Ruy Barbosa: ‘Vô, muito obrigado’

Por - 11/10/22 às 09:46

Bruno LuperiBruno Luperi homenageia avô (Reprodução/Instagram)

O autor do remake de sucesso de audiência e de crítica, “Pantanal”, Bruno Luperi, usou suas redes sociais na manhã de terça-feira, 11 de outubro para homenagear o seu avô e responsável para obra original de Zé Leôncio, o grande Benedito Ruy Barbosa.

O neto começou contando sobre a primeira vez que eles “subiram “na canoa, que marcou a novela como a embarcação do Velho Do Rio, interpretado por Osmar Prado, e contou que na verdade, é uma analogia à imaginação:

Leia+ Deixando saudades, internautas pedem versão estendida de “Pantanal”

“Lá se vão trinta e tantos anos – para uns mais, outros menos –, desde que eu, minha irmã, meu irmão e nossos primos embarcamos nesta canoa. No sentido figurado, claro, até porque a canoa, no nosso tempo, era o pé da cama, a beira do sofá ou onde quer que o vô decidisse se encostar. Era ele aportar num canto qualquer que a netaiada encostava do lado. E ele não se fazia de rogado, muito pelo contrário, abria logo espaço e nós embarcávamos nas suas histórias. Nada de bilhete ou destino, tudo ao sabor do acaso, como a vida deve ser.”

Bruno Luperi velho do rio
Cena final de Pantanal (Reprodução/Instagram)

Luperi continuou sua homenagem e fez alusão a quando ele começou a ir pelos mesmos rumos do autor. Destemido, ele conta que sente que segue o ‘rio do amor’, e que sabe que se se perder, ele saberá apontar a direção de volta:

“Eu era homem feito quando apeei da canoa do vô, pronto e disposto a navegar à minha maneira pelo rio onde naveguei com ele a minha infância todinha. Rio da vida. Imenso, sem margens. Rio sem fim. Rio do amor. Venho navegando sem medo, tentando encontrar o meu destino. Sem medo porque, caso eu me perca, ele, que conhece tudo dessas águas, saberá apontar a direção.”

Leia+: Isabel Teixeira e Murilo Benício posam juntos após Pantanal

Bruno lembrou do momento que viu seus pequenos filhos estreando como atores, no último capítulo de Pantanal, como os netos de José Leôncio, que se tornou o Velho do Rio, e no final, emocionado, agradeceu Benedito por ensinar a sonhar, e o chamou de anjo:

“O vô conversa com as estrelas. Talvez pelo tanto que navegou por entre elas ele tenha descoberto os seus segredos? Não sei… Nem sei se hoje eu quero saber. Só sei que os meus filhos embarcaram na sua canoa. Em ambos os sentidos: literal e figurado.(…)Hoje, compreendo de rios estrelas um pouco mais. Vô, muito obrigado por nos ensinar a sonhar com o impossível. Muito obrigado por provar que canoas tem asas e que, mesmo sem elas, poderiam voar. Isso tem sido de extrema serventia agora que eu e a Lígia estamos construindo a nossa canoa. Não sei se ela terá asas, como a sua, mas espero que, um dia, ela nos sirva.”.

AUDIÊNCIA

Uma das principais obras da teledramaturgia brasileira, com remake que foi sucesso de crítica e audiência no Brasil em 2022, ‘Pantanal’, escrita por Benedito Ruy Barbosa e adaptada por Bruno Luperi, teve ótimos índices de audiência também em seu último capítulo.

A novela registrou recorde às sextas-feiras, tanto no Rio de Janeiro, com 38 pontos e 59% de participação, quanto em São Paulo, com 34 pontos de audiência e 56% de participação.

Leia+: Pantanal: Três milhões de tweets foram feitos ao longo da exibição

É importante registrar que, nesta sexta-feira (7), a cada 100 domicílios com TVs ligadas, 59 estavam sintonizadas em ‘Pantanal’ no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a cada 100 domicílios com TVs ligadas, 56 estavam sintonizadas na novela.

Mostrando que foi um sucesso, a trama superou o ibope no último capítulo das tramas anteriores, ‘Amor de Mãe’ e ‘Um Lugar ao Sol’, que alcançaram 34 pontos e 24,2 pontos, respectivamente.

Leia+: Almir Sater conta porque rejeitou fazer par romântico com Isabel Teixeira em ‘Pantanal’

Apesar do número não ser tão ruim na atual conjuntura em que as emissoras competem com streamings e, inclusive, no caso da Globo, oferece ao público a assistir o último capítulo no Globoplay, Pantanal não chegou perto de outras grandes novelas da emissora, algo que boa parte do público esperava.

O último capítulo de “Avenida Brasil”, que parou o Brasil em 2012, atingiu 50,9 pontos de audiência. ‘A Favorita’, que está sendo reexibida no Vale a Pena Ver de Novo atualmente, terminou com 55 pontos, quando foi exibida em 2009 pela primeira vez.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha