Comunicado de Lizzo sobre assédio sexual divide opiniões: ‘Culpou as vítimas’

Por - 05/08/23 às 04:00 - Última Atualização: 4 agosto 2023

LizzoLizzo / Reprodução / Instagram /@lizzobeeating

Lizzo quebrou o silêncio na quinta-feira (3) em seu Instagram com uma declaração, se defendendo das acusações de três ex-dançarinas sobre assédio sexual e ambiente de trabalho hostil, entre outras acusações, e após publicar seu comunicado, chamando de ‘falsas alegações ‘, a cantora recebeu o apoio de vários famosos que curtiram sua publicação.

Entre os famosos que resolveram apoiar publicamente a cantora estavam Selma Blair, Jameela Jamil, Mark Ronson, Sara Bareilles, Andy Cohen, Noah Schnapp, Charli XCX, J Balvin, Chelsea Handler, Jamie Lynn Spears, Jennifer Garner e Lil Nas X, entre muitos outros.

Porém, para alguns seguidores da cantora, apoiá-la quando tantas pessoas diferentes estão apontando suas falhas, pode ser algo perigoso, principalmente por estar supostamente invalidando as más experiências que as supostas vítimas poderiam ter enfrentado.

Enquanto Lizzo recebeu muito amor de várias celebridades, na seção de comentários a maioria das pessoas criticou o comunicado que ela compartilhou, dizendo que faltou um pedido de desculpas.

Uma seguidora conseguiu quase 25 mil ‘likes’ ao comentar: “Dizer ‘estou aberta com minha sexualidade’ é uma maneira estranha de negar as acusações de assédio sexual…”, escreveu.

Outra, que recebeu mais de 7.000 curtidas, disse: “Ela disse algo e nada ao mesmo tempo. Boa advogada”.

“Abrir com ‘minha sexualidade’, bem… essa é uma forma muito fofa de ignorar agressão sexual”, comentou outro.

“Sem desculpas, e culpando a vítima”, lamentou outro.

Reprodução / Instagram /@lizzobeeating

“Desculpe, mas esta é uma declaração horrível de se fazer. Está diminuindo as reivindicações das vítimas ao mesmo tempo em que transfere a culpa para as vítimas, sem propriedade, sem explicação e sem boas promessas. Isso é apenas fumaça e espelhos, vazios e ocos. Estou além de decepcionado”, expressou um seguidor, com quase 5.000 ‘likes’ em seu comentário.

As próprias dançarinas que acusaram a cantora, Arianna Davis, Noelle Rodriguez e Crystal Williams, se sentiram ‘chocadas e desanimadas’ com o comunicado de Lizzo.

Crystal disse em entrevista à emissora Channel 4 do Reino Unido: “Foi muito desanimador ler e me sentir esquecida, especialmente quando ela [Lizzo] defende o que ela representa em relação ao empoderamento feminino – ser uma defensora da saúde mental – ser uma defensora da positividade do corpo – e apenas para provar que esse não é o caso, porque nada foi reconhecido nessa declaração.”, lamentou.

VÍTIMAS

Após a cantora Lizzo emitir um comunicado negando as alegações de assédio sexual, discriminação e criação de um ambiente de trabalho hostil, levantadas por três de suas ex-dançarinas – Arianna Davis, Noelle Rodriguez e Crystal Williams – as mesmas se mostraram ‘em choque’ com a declaração da artista que descartou ser a pessoa que elas acusam no processo.

Arianna, Noelle e Crystal reagiram à nova declaração da cantora e disseram em entrevista à emissora inglesa Channel 4 que se sentem ‘chocadas e desanimadas’, e acreditam que a reputação de Lizzo, de ser uma celebridade que representa positividade corporal e empoderamento feminino é “performativa”.

Na entrevista, Crystal Williams compartilhou que a declaração de Lizzo aumentou sua decepção e que ela e as outras dançarinas sentiram que suas preocupações estavam sendo “completamente desconsideradas”.

Crystal afirmou que a resposta de Lizzo fez as dançarinas sentirem que estavam compartilhando falsas acusações, quando esse não é o caso:

“Foi muito desanimador ler e me sentir esquecida, especialmente quando ela [Lizzo] defende o que ela representa em relação ao empoderamento feminino – ser uma defensora da saúde mental – ser uma defensora da positividade do corpo – e apenas para provar que esse não é o caso, porque nada foi reconhecido nessa declaração.”, lamentou Crystal.

As três foram então questionadas se a provação doeu mais porque elas admiravam Lizzo. Arianna respondeu: “Dói mais. Admiro o fato de que ela estava usando sua plataforma para abordar questões que outros artistas não estavam fazendo, mas conhecendo-a agora, foi performativo.”, acusa.

Noelle foi questionada se ela acredita que seu processo contra a cantora prejudicará o ativismo de Lizzo.

“Acho que não. Não estamos tentando transformá-la em vilã – estamos apenas tentando responsabilizá-la. Achamos que ela é capaz de talvez mudar a maneira como faz as coisas.”, afirmou.

Arianna concordou com Noelle dizendo que ‘a bondade que alguém coloca no mundo sempre ficará lá e não será esquecida’, mas “duas coisas podem ser verdadeiras ao mesmo tempo”.

COMUNICADO DE LIZZO

“Estes últimos dias foram muito difíceis e esmagadoramente decepcionantes. Minha ética de trabalho, moral e respeito foram questionados. Meu caráter foi criticado. Normalmente escolho não responder a falsas alegações, mas elas são tão inacreditáveis e ultrajantes demais para não serem abordadas.”, afirma na declaração.

“Essas histórias sensacionalistas vem de ex-funcionários que já admitiram publicamente que foram informadas de que seu comportamento na turnê era inapropriado e não profissional.”, revela.

Como artista, sempre fui muito apaixonada pelo que faço. Eu levo minha música e minhas apresentações a sério porque, no final só quero lançar a melhor arte que represente a mim e aos meus fãs. Com a paixão vem o trabalho duro e os altos padrões. Às vezes tenho que tomar decisões difíceis, mas nunca é minha intenção fazer alguém se sentir desconfortável ou como se não fosse valorizado como uma parte importante da equipe”, assegura.

E se defende: “Não estou aqui para ser vista como vítima, mas também sei que não sou a vilã que as pessoas e a mídia me retrataram nos últimos dias. Sou muito aberta com minha sexualidade e com minha expressão, mas não posso aceitar ou permitir que as pessoas usem essa abertura para me fazer parecer algo que eu não sou”, justifica.

“Não existe nada que eu leve mais a sério do que o respeito que devemos receber como mulheres nesse mundo. Eu sei como é quando os outros te fazem sentir envergonhada pelo seu próprio corpo diariamente, e jamais iria criticar ou demitir um funcionário por conta de seu peso. Estou magoada, mas não vou deixar que o bom trabalho que fiz no mundo seja ofuscado por isso. Quero agradecer a todos que estenderam a mão para me apoiar durante esse período difícil”, concluiu.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.