Familiares e amigos homenageiam Gugu Liberato pelos 3 anos de sua morte

Por - 21/11/22 às 09:18

Fotomontagem de Gugu LiberatoFotomontagem de Gugu Liberato - Reprodução Instagram @guguliberato

(Atualizada às 10h53)

Parece que não passou tanto tempo assim. Mas há três anos a notícia da morte de Gugu Liberato caiu feito uma bomba no coração da gente. O apresentador morreu após um acidente, ocorrido em sua casa em Orlando, na Flórida.

Na manhã desta segunda-feira, 21 de novembro, dia em que completa três anos de partida, familiares e amigos prestaram uma homenagem ao saudoso apresentador em suas redes sociais, em um texto cheio de saudade, mas também, com boas vibrações.

Leia+: Complexo em homenagem a Gugu Liberato foi inaugurado

Leia o texto:

“Uma carta pra você
21/11/2022
Hoje faz 3 anos, Gugu.

Nesses 1095 dias muitas coisas mudaram por aqui e você não estava mais ao nosso lado. Enfrentamos uma triste pandemia que fez o mundo chorar muito, e tivemos que aprender um novo jeito de levar a vida. O Leste Europeu enfrenta uma guerra entre Rússia e Ucrânia e aqui no Brasil acabamos de eleger um novo presidente.

Assim como você, muitas pessoas amadas se foram: Marilia Mendonça, Paulo Gustavo, Jô, Gal, Boldrin, Isabel do Vôlei… Nossa, nesses três anos muitos partiram para uma nova jornada. Talvez você tenha encontrado alguns deles por aí.

Ontem aconteceu a abertura da Copa do Catar e a cerimônia transmitiu ao mundo uma linda mensagem de paz, igualdade e harmonia. Que assim seja!

Caramba, tantos acontecimentos e não pudemos conversar com você sobre eles. Ah, como era bom conversar com você, quanta falta você nos faz. Mas a vida segue por aqui e por aí também.

Fique tranquilo, estamos todos bem, tentando enganar a saudade com muitas lembranças. Cenas, momentos, palavras, gestos, sorrisos. Você deixou sentimentos importantes dentro de cada um de nós e não passamos nem um dia sem ressignificar essas recordações e pedir aos Anjos do Céu que sigam sempre ao seu lado.

Leia+: Série ‘O Rei da TV’ distorce verdades como ida de Gugu para a Globo

Saudade, saudade, muita saudade…

O que nos conforta é saber que a vida não acaba aqui e, certamente, nos reencontraremos um dia. Ai sim, poderemos sanar essa saudade com um forte abraço, um sorriso sincero e certamente uma lágrima abençoada pela emoção.

Até um dia, Gugu!
Que a luz de Deus e as bençãos de Jesus estejam sempre guiando o seu caminho.

Com o afeto mais sincero deste mundo,
De seus familiares, amigos, funcionários e fãs.”

Leia+: Mãe e irmã de Gugu Liberato lembram seu aniversário: “Saudade sem fim”

O que a família fez para homenagear Gugu

Relembrando seus três anos de morte, a família de Gugu Liberato não fez nada público, tudo foi reservado. Dona Maria do Céu e seus filhos visitaram o Cemitério Gethsêmani no sábado, 19 de novembro. Depois almoçaram todos juntos no domingo, 20 de novembro, algui que Gugu amava fazer. Fizeram orações juntos e hoje um post nas redes do Gugu.

IRMÃ HOMENAGEIA GUGU

Aparecida Liberato, iemã do apresentador, também fez sua homenagem nas redes sociais:

“Meu irmão querido, sinto tanto a sua falta! Em sua bondade, acolheu tantas pessoas! Em sua alegria, trouxe esperança para tanta gente! Em sua curiosidade sem tamanho, trouxe tanta motivação para muitos! As lembranças são muitas e as saudades imensas! Gostamos de lembrar dele, de seu jeito de ser, do seu amor para com seu público, para com a família. E assim sempre será lembrado! Seu legado é eterno! Saudades!”, escreveu ela.

CAMPANHA #50VIDAS SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Divulgação/Leandro Taccilo

Gugu Liberato deixou um importante legado: a conscientização sobre doação de órgãos e tecidos. 

A campanha #GuguVive foi criada em 2020, com o objetivo de organizar uma grande corrente do bem para juntos aumentarmos o número de doadores de órgãos no Brasil. Em seu lançamento, a iniciativa contou com o apoio de diversas celebridades que, sensibilizadas com a importância da mensagem, se engajaram nesta causa e enviaram vídeos de apoio convidando a população para uma maratona de conscientização sobre a capacidade de cada um de nós de salvar vidas e a necessidade de informar a família sobre nosso desejo de sermos doadores.

Leia+: Filhos de Gugu Liberato lançam campanha #50Vidas

No ano de 2021, quando o mundo começa a se recuperar do baque da pandemia do Covid-19, após um longo período de isolamento e dor, a campanha #GuguVive relembrou o legado de Gugu, retomando a mensagem da importância da doação de órgãos.

Sempre que se fala no número de vidas salvas com a doação de todos os órgãos de Gugu, a resposta do público é imediata e o engajamento na causa se fortalece. Na esperança de fazer a fila das doações andar, e essa mensagem de solidariedade se espalhar pelos quatro cantos do nosso país, criamos uma ação lembrando a todos quantas vidas podem ser salvas por um único doador e reforçando a importância de informar os familiares para que autorizem a doação de órgãos.

Leia +: Dona Maria do Céu, mãe de Gugu, celebra 92 anos

A ação foi lançada no dia 21 de novembro de 2021, data em que marcou os dois anos da morte do apresentador. Os três filhos de Gugu, João Augusto, Marina e Sofia Liberato postaram em suas redes sociais e nas redes da @GuguVive um pedido para que as pessoas façam um post de foto ou vídeo com a hashtag #50Vidas escrita na palma de suas mãos e espalhem a mensagem de apoio a doação de órgãos.

A meta de #GuguVive foi espalhar esta nova corrente do bem e contribuir para que o número de doadores de órgãos declarados aumente consideravelmente em nosso país.

CENÁRIO DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS NO BRASIL

Divulgação

Aproximadamente 41.500 pessoas aguardaram por um órgão ou tecido no primeiro semestre de 2020 e, no mesmo período, 1.384 pessoas morreram durante essa espera no país.

40% das famílias brasileiras recusaram a doação de órgãos e tecidos de seus parentes após morte encefálica comprovada em 2019.

Desde abril de 2020, o número de transplantes de órgãos caiu cerca de 40% por conta da pandemia da covid-19.A Campanha Gugu Vive é uma iniciativa dos filhos de Gugu Liberato, criada pela Colabore com o Futuro.

Leia+: João Augusto Liberato afirma que não sabia da grandiosidade do pai

TRAJETÓRIA

Antônio Augusto Moraes Liberato, mais conhecido como Gugu Liberato, nasceu em 10 de abril de 1959.  Teve uma vasta história na televisão brasileira tendo começado a trabalhar aos 14 anos como assistente de produção do programa Domingo no Parque, apresentado por Silvio Santos, no SBT.

Em entrevistas sobre o início da carreira, Gugu costumava a se lembrar das cartas que escrevia para Silvio Santos, sugerindo ideias para atrações e foi assim que ele conseguiu a chance de trabalho.

Fotomontagem de Gugu Liberato com o pai e os filhos – Reprodução Instagram @guguliberato

De origem humilde, ele costumava relembrar da infância com muito carinho. Em entrevista à Folhinha, em 1997, ele chegou a contar: “Meu pai era caminhoneiro e éramos pobres. Meu passeio predileto era ir ao aeroporto ver avião subir e descer. Meu sonho era andar de avião. Era péssimo aluno em matemática, química e física, mas gostava de português e me formei em jornalismo”.

Considerado um dos grandes apresentadores da televisão, Gugu é apresentador, empresário e chegou a fazer trabalhos também como ator. Como empresário, Gugu possui uma produtora, a GGP, responsável pela gravação de comerciais, programas e séries.

Leia+: Túnel de rodovia na Grande São Paulo ganha nome de Gugu Liberato

Sucesso absoluto

Em 1981, Gugu estreou o programa Sessão Premiada paulista. Em 1982 ele ganhou o Viva a Noite, que era dirigido por Homero Salles. No SBT, ele ainda esteve à frente do Domingo no Parque, Sabadão Sertanejo, Domingo Legal, Passa ou Repassa, Cidade Contra Cidade, TV Animal. Já na Record TV esteve na atração Gugu e, mais recentemente, no Power Couple Brasil.

Descobrindo novos talentos

Durante a atração Viva a Noite, em meados de 1984, Gugu chegou a lançar bandas como Dominó, no auge dos anos 1980, e Polegar, que nasceu no final dos anos 1980. Além disso, Gugu ainda apresentou nomes como Luiza Ambiel, Helen Ganzarolli, Solange Gomes, entre outros.

No Brasil, Gugu ainda foi o primeiro apresentador a abrir as portas para Shakira. A colombiana esteve no palco de Gugu em 1996.

Foto: Reprodução Facebook

Leia+: ‘Sinto a presença dele todos os dias’, diz mãe de Gugu no dia do aniversário do apresentador

Gugu na TV Globo

Gugu assinou contrato com a Globo em agosto de 1987, quando seu programa Viva a Noite, do SBT, fazia enorme sucesso. Durante meses, ele trabalhou preparando sua estreia na emissora, fez cursos internacionais oferecidos pela emissora, cuidou do cenário, etc. Ele estrearia em breve nas tardes de domingo, porém, em fevereiro de 1988, Silvio Santos o procurou pedindo que ele reconsiderasse e retornasse ao SBT. Silvio foi pessoalmente ao Rio de Janeiro, entrou na sala de Roberto Marinho e pediu que ele liberasse o apresentador para retornar ao SBT.  Na época Silvio enfrentava um problema nas cordas vocais e iria se submeter a uma cirurgia delicada.

Nas Telonas

No cinema, Gugu chegou a atuar ao lado de Xuxa, Angélica e Os Trapalhões. Sempre muito querido pela ala artística, o apresentador era sempre muito bem recepcionado por todos. Ele esteve nas seguintes produções: Padre Pedro e a Revolta das Crianças (1984), Os Fantasmas Trapalhões (1987), O Casamento dos Trapalhões (1988), Os Trapalhões na Terra dos Monstros (1989), Uma Escola Atrapalhada (1990), O Noviço Rebelde (1997) e Xuxa e os Duendes (2001).

Leia+:Filhos relembram aniversário de Gugu e anunciam rede de notícias com o nome do pai

Divulgação

Na Música

Em sua carreira, Gugu chegou a lançar discos também voltados para o público infantil. O disco Gugu Para Crianças, por exemplo, chegou a vender mais de 100 mil cópias no Brasil e recebeu prêmio de disco de ouro. Os álbuns foram os seguintes: Gugu (Compacto com Docinho Docinho e Vamos Sonhar) em 1983, Gugu (Compacto com Baile dos Passarinhos e Bugaloo Da-Da) em 1984, Gugu (Compacto com Fio Dental e Marcha da Bicharada) em 1985, Gugu (Viva a Música) em 1986, Gugu (Compacto com A Dança da Galinha Azul e Pega o Meu Peru) em 1989, Viva a Noite em 1989, Viva a Noite em 1990, Gugu Liberato Apresenta: Bailão Sertanejo em 1991, Gugu Liberato Apresenta: Bailão Sertanejo 2 em 1992, Gugu em 1994, Parque do Gugu em 1996, Gugu Cantando com Você em 1998 e Gugu Para Crianças em 2002.

Prêmios na TV

Gugu chegou a receber 11 estatuetas do Troféu Imprensa, além do Troféu Internet, do mesmo programa de auditório.

Leia+: João Augusto Liberato ressalta importância da campanha Gugu Vive

Parques de diversão

Em julho de 1997, Gugu inaugurou seu Parque do Gugu, no shopping SP Market. Com brinquedos, o espaço era dividido em temas como Carnaval, Floresta Tropical, High Tech e Velho Oeste.  Naquele mesmo ano, chegou a abrir o parque aquático Fantasy, em Juquitiba (SP).

Livro

Quando Gugu descobriu a primeira gravidez de Rose Miriam, do primogênito João Augusto, Gugu começou a escrever um diário relatando suas sensações de um pai de primeira viagem. Como uma forma de ajudar a outros papais, Gugu transformou seus textos num livro chamado Sou Pai, e Agora?, lançado pela editora Best Seller em 2003.

Leia+: ‘Meu pai tinha um coração muito bom’, relembra João Augusto Liberato

Divulgação

Saída do SBT e ida para a Record TV

Em junho de 2009, Gugu deixou o SBT, após 28 anos na emissora de Silvio Santos, e firmou contrato de oito anos com a Record TV.

Em agosto de 2009, ele estreou no comando do Programa do Gugu.

Em 2013, ele deixou a emissora, mas em 2014, a Record TV anunciou um acordo com a GGP Produções, produtora de Gugu. A partir daí, ele apresentava o programa Gugu. Em 2016, Gugu Liberato renovou contrato com a emissora.

Em 2018, ele assumiu a atração Power Couple Brasil, que antes era apresentada por Roberto Justus.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.