Fátima Bernardes e Túlio Gadelha participam de posse de Lula
Por Murilo Rocha - 02/01/23 às 09:30
No dia 1 de janeiro de 2023, Fátima Bernardes e Túlio Gadêlha estiveram em Brasília para acompanhar a posse presidencial de Luiz Inácio da Silva. Vale lembrar que Túlio foi eleito como deputado federal pelo REDE em Pernambuco. Nas redes sociais, a apresentadora do “The Voice Brasil” escreveu uma pequena legenda, comemorando com um vídeo de momentos especiais, celebrando o reencontro com amigos e posando para a foto com a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara e a deputada federal Célia Xakriabá:
“Dia de reencontros com colegas, amigos, com a democracia. Na torcida por um país mais justo, menos desigual, mais sustentável, com respeito e afeto entre todos nós. O caminho é longo e precisamos estar sempre atentos. Que assim seja”.
Já Gadêlha postou nas redes uma foto ao lado da amada dentro do carro, onde ele brincou:
“Deixando as patroas no Palácio da Alvorada e correndo para empossar nosso presidente Lula no Congresso”.
NO COMANDO PELA TERCEIRA VEZ
Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o cargo de Presidente da República do Brasil pela terceira vez neste domingo, 1º de janeiro. As cerimônias formais aconteceram na Catedral de Brasília, no Congresso Nacional e na Praça dos três poderes. Geraldo Alckmin acompanhou o presidente.
Leia+: Ministro de Lula anuncia ativista trans para secretaria LGBTQIA+
Sob mistérios do que realmente aconteceria, Lula começou seu trajeto pelo plano piloto de Brasília dentro do Rolls-Royce da presidência. O carro é uma joia da história brasileira e tradicionalmente os eleitos do Chefe Executivo fazem seus desfiles nele, assim como grandes autoridades.
Contudo, com riscos à saúde e integridade física do Presidente, assim como das pessoas que o acompanhavam, seu trajeto por Brasília ficou sob dúvidas. Afinal, a segurança institucional garantiria que Lula conseguisse tomar posse como manda o protocolo?
No final das contas, depois de montar um grande esquema de segurança, com atiradores de elite, um número reforçado de militares, polícias e Conselho de Segurança Institucional, ele decidiu que faria o trajeto em carro aberto, acenando para o público, como manda o figurino.
Leia+: Lula lamenta a morte de Pelé
Lula saiu da Catedral de Brasília e seguiu para o Congresso Nacional, onde assinou o juramento à Constituição e recebeu o diploma de Presidente da República – o terceiro de sua vida.
Ele fez um breve discurso antes de assinar os documentos, dizendo que as assinaturas eram uma homenagem ao estado do Piauí, uma vez que usou uma caneta que foi presente de quando ele foi candidato em 1989.
Em seguida, fez um discurso institucional sobre os planos do governo, falou de investimentos em saúde, incentivo a pequenos empreendedores e cuidados com a educação.
Depois disso, o Presidente finalmente seguiu para a Esplanada dos Ministérios, onde subiu a rampa do Palácio do Planalto, sede do Governo Nacional. Aos gritos de 40 mil pessoas, que o acompanhavam aos gritos, Lula fez mais um discurso, dessa vez, mais comovido.
Outro detalhe que chamou a atenção foi a descontração da atual Primeira-Dama. Janja, que obviamente acompanhava o marido, chegou até a puxar assunto com a Vice-Primeira-Dama, Lu Alckmin. Mais discreta, a esposa de Geraldo Alckmin foi curta na resposta.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha