Felipe Neto nega candidatura à presidência e diz que vídeo foi crítica ao autoritarismo

Por - 04/04/2025 - 15:07

Felipe Neto — Foto: Reprodução / InstagramFelipe Neto nega candidatura e explica crítica a autoritarismo - Reprodução Instagram

Felipe Neto movimentou a internet nos últimos dias ao publicar um vídeo anunciando sua suposta pré-candidatura à presidência da República. O conteúdo, repleto de propostas polêmicas e um discurso com tom autoritário, causou reações diversas entre os seguidores. No entanto, nesta sexta-feira (5), o influenciador desmentiu a informação e revelou que tudo se tratava de uma provocação com objetivo crítico.

“É óbvio que não vou me candidatar a coisa alguma. Eu espero, no fundo do coração, que vocês não tenham acreditado”, afirmou o youtuber em um novo vídeo publicado nas redes sociais. A declaração serviu para contextualizar o material anterior, que utilizava frases diretamente inspiradas no livro “1984”, de George Orwell — uma das principais obras literárias sobre regimes totalitários.

Rodrigo Bocardi reaparece após demissão da Globo

Felipe Neto — Foto: Reprodução / Instagram
Felipe Neto — Foto: Reprodução / Instagram

Estratégia foi usada para lançar audiolivro e criticar discursos autoritários

Segundo Felipe, o vídeo com a falsa candidatura foi totalmente roteirizado com base nas ideias distorcidas do autoritarismo presentes na obra de Orwell. “Tudo que eu falei naquele vídeo que eu me candidatei à presidência da república é o oposto do que eu acredito. Foram falas autoritárias que eu fiz de propósito. E se você acreditou, ou pior, se você gostou do que eu falei, talvez você precise ler um pouco mais”, explicou o influenciador.

Entenda a briga judicial de Emicida com seu irmão Fióti

A ação serviu também como estratégia para divulgar o lançamento do audiolivro “1984”, agora narrado por ele. “A literatura é a maior arma que uma sociedade tem para enfrentar qualquer tipo de autoritarismo. Os livros têm o poder de transformar esse país”, completou.

Felipe Neto — Foto: Reprodução / Instagram
Felipe Neto — Foto: Reprodução / Instagram

Discurso falso falava em controle populacional e manipulação de livros

No vídeo anterior, Felipe Neto apresentava ideias como o lançamento de uma rede social chamada “Nova Fala”, que recolheria dados pessoais dos cidadãos para moldar políticas públicas e revisar conteúdos didáticos conforme a “vontade da maioria”.

“Essa rede seria algo como um ministério, ainda vou definir qual, talvez o da verdade”, dizia. Ele também adotava o tom de líder absoluto: “Quero ser como um pai tão generoso quanto vigilante… ou, se eu for jovem demais para isso, quero ser como um irmão mais velho.”

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

A iniciativa dividiu opiniões, mas acabou cumprindo o objetivo principal: provocar debate sobre os riscos da desinformação, do populismo e da perda de referências democráticas. No fim, Felipe Neto deixou claro que o alerta estava dado — e reforçado com literatura.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.