Gilberto Gil desabafa sobre morte de Preta Gil: ‘Momento difícil’

Por - 20/07/2025 - 21:55

Preta Gil, Gilberto Gil e Flora GilPreta Gil, Gilberto Gil e Flora Gil - Reprodução/Instagram

Preta Gil morreu neste domingo, 20 de julho, aos 50 anos, em Nova Iorque. A cantora enfrentava um câncer no intestino desde janeiro de 2023. A confirmação veio por meio das redes sociais de Gilberto Gil. A família relatou que está em solo americano para providenciar o traslado do corpo ao Brasil.

Preta Gil morre deixando legado histórico na música

O comunicado, compartilhado também por Flora Gil, trouxe em suma o seguinte texto: “Nota de falecimento – É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil”.

No comunicado, a família agradeceu o carinho e pediu compreensão neste momento: “Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”.

Luta de Preta Gil contra o câncer

Após o diagnóstico, Preta passou por uma cirurgia em agosto de 2023 no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Na ocasião, os médicos removeram o tumor e o útero da cantora. Ela permaneceu internada por 28 dias. Depois da alta, decidiu se fixar temporariamente em São Paulo para continuar o acompanhamento clínico. Posteriormente, no fim do mesmo ano, em dezembro, Preta comunicou que o tratamento havia sido concluído, com a reconstrução de parte do trato intestinal.

Entretanto, a situação mudou em agosto de 2024. Exames de rotina revelaram que a doença havia retornado em quatro locais: dois linfonodos, o peritônio e o ureter. Diante disso, Preta buscou alternativas fora do país. Embarcou para os Estados Unidos no dia 12 de maio.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

Nos Estados Unidos, ela ficou inicialmente em Nova Iorque e, mais adiante, mudou-se para Washington. Lá, alugou uma residência próxima ao centro médico onde fazia o tratamento experimental. Durante esse processo, familiares e amigos a acompanharam. Gilberto Gil e Flora estiveram com ela em diversos momentos.

Tags:

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.