STF nega ‘liberação’ ao Twitter e investiga falha

Por - 18/09/24 às 10:53

Logo do X, antigo TwitterLogo do X, antigo Twitter - Reprodução

Na manhã desta quarta-feira, 18 de setembro, usuários conseguiram acesso à rede social X, apesar do bloqueio imposto pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desde o fim de agosto. O Supremo Tribunal Federal (STF) investiga as causas dessa instabilidade no bloqueio.

A suspensão da plataforma foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes em 31 de agosto. A medida visa impedir o uso do X por brasileiros. Conforme a decisão, quem tentar acessar o serviço usando “subterfúgios tecnológicos”, como VPN, pode ser multado.

X, o antigo Twitter voltou a funcionar no Brasil? Saiba tudo!

Contudo, desde cedo, alguns usuários afirmam que conseguiram entrar na rede social sem o uso de VPN, especialmente por meio de dados móveis e do aplicativo. A rede social, curiosamente, continuou a enviar notificações mesmo durante o período de bloqueio.

Instabilidade no bloqueio do Twitter X

O STF suspeita que a liberação seja resultado de uma “instabilidade no bloqueio de algumas redes”. Além disso, o órgão responsável pela execução da medida, a Anatel, já foi acionado e está apurando os motivos dessa falha.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

Segundo a Anatel, há uma verificação em andamento para entender como os usuários estão conseguindo acessar o X sem recorrer a ferramentas que burlam o bloqueio. A expectativa é que o sistema de restrição volte a funcionar em breve.

Tags:

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.