Taís e Lázaro recebem viúva de Nelson Mandela: ‘Honra’

Por - 14/08/2025 - 13:15

Taís Araujo, Graça Simbine Machel Mandela e Lázaro RamosFoto: Reprodução/Instagram @taisdeverdade e @olazaroramos

Taís Araújo e Lázaro Ramos viveram um dia marcante na quarta-feira, 13 de agosto, ao receberem em casa a ativista moçambicana Graça Machel. Conhecida mundialmente por sua atuação em defesa da justiça social e da educação, Graça foi a terceira esposa de Nelson Mandela e é reconhecida pela ONU por sua luta pelos direitos das crianças em contextos de conflito.

Reconheceu o Diogo? Com Taís e Lázaro, cantor curte o Festival de Inverno

Antes de se casar com Mandela, em 1998, Graça Machel já tinha uma trajetória relevante. Foi casada com Samora Machel, primeiro presidente de Moçambique, e ocupou o cargo de Ministra da Educação e Cultura do país. Sua atuação no cenário internacional consolidou seu nome como uma das vozes mais importantes em questões sociais na África.

Nas redes sociais, Taís e Lázaro compartilharam registros e sentimentos sobre a visita. “Ontem tinha tudo para ser uma terça-feira comum, mas não foi! Tivemos a honra de receber em casa Graça Simbine Machel Mandela, uma das maiores ativistas do mundo pela dignidade, pela educação e pelos direitos das crianças em países em conflito. Chiques, né?”, escreveram.

Taís e Lázaro querem quebrar barreiras mundiais

O casal contou que a conversa abordou desde barreiras para acesso ao ensino básico até a universidade. Eles também passaram pela luta pela libertação de Moçambique e pela experiência de Graça como ministra. “Conversamos sobre sua trajetória, das barreiras para acessar o ensino básico, à universidade, à luta pela libertação de Moçambique, passando pelo seu trabalho como Ministra da Educação e Cultura, reconhecida pela ONU”, relataram.

Taís e Lázaro também apontaram como reduzem histórias de mulheres de destaque, muitas vezes, a seus papéis como esposas de grandes líderes. “Todo esse percurso e prestígio me fizeram pensar sobre como é frequente o apagamento do protagonismo feminino: tentam reduzir sua história ao fato de ter sido primeira-dama de dois países africanos, ao lado de Samora Machel e depois de Nelson Mandela, quando, na verdade, sua vida e luta vão muito além disso”, afirmaram.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Atualmente, Graça integra o grupo The Elders e lidera uma organização que apoia mulheres empreendedoras no continente africano. “Hoje, integrando o The Elders e liderando uma organização que apoia mulheres empreendedoras no continente africano, Graça segue incansável na sua missão de transformar vidas”, acrescentaram em seguida. “Obrigada, Graça, por compartilhar sua história, seu tempo e suas vivências e pela capulana linda, tornando nossa terça-feira tudo, menos comum. Já combinamos a volta”, concluíram, por fim.

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.