TikTok provoca decepção em fãs com ação de 100 mil livros grátis
Por Raphael Araujo - 11/12/24 às 20:30
A comunidade #BookTokBrasil, que reúne mais de 2,5 milhões de publicações no TikTok, se tornou um ponto de encontro importante para leitores e autores. Esse movimento também impulsiona as vendas de livros que viralizam no aplicativo. Agora, essa conexão entre literatura e redes sociais ganha espaço no mundo físico com a abertura temporária da “Livraria dos mais assistidos no TikTok”.
Entre os dias 11 e 17 de dezembro, a livraria estará no Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo. O funcionamento será das 10h às 20h durante a semana e das 12h às 20h nos fins de semana. Qualquer pessoa com mais de 13 anos pode participar. Para isso, basta comparecer ao local e realizar um cadastro presencial. Após o registro, o visitante recebe um voucher que permite retirar até cinco livros entre os mais de 30 títulos disponíveis, incluindo nacionais e internacionais.
TikTok limita filtros de beleza para menores e busca proteger saúde mental
O TikTok convidou três criadores de conteúdo literário, conhecidos como BookTokers, para fazer a curadoria dos títulos: Digão Roque, Patrick Torres e Karine Leôncio. Entre as obras escolhidas, está “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, que ganhou notoriedade no aplicativo após uma criadora americana elogiar a obra. Outros destaques incluem “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, “Tudo é Rio”, de Carla Madeira, “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, “Uma Família Feliz”, de Raphael Montes, e “É Assim Que Acaba”, de Colleen Hoover.
Problemas do primeiro dia
Porém, o primeiro dia da ação, nesta quarta-feira, 11 de dezembro, rendeu muitas críticas e reclamações nas redes sociais, com os principais pontos sendo a orgnização do evento, informaçãoes mal repassadas e a grande fila que se formou e foi fechada antes de 11h, impedindo que mais pessoas a partir de determinado horário pudessem ficar lá por “ter risco de dar 20h e elas não puderem entrar na loja”.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
“A fila para distribuição de livros do Tiktok em São Paulo já está dando voltas no Conjunto Nacional e não para de crescer”, desabafou um internauta. “A fila pra pegar os livros de graça do tiktok lá na paulista mostra como tem muita gente interessada em leitura, mas os preços são barreiras que muitas pessoas não podem ultrapassar”, refletiu uma seguidora.
“Divulgaram que o evento do tiktok abria 12h, chega lá o banner diz que abriu 10h e a moça diz que fechou as 10h10 porque já tinham mil pessoas na fila…. que conta é essa que 1000 x 7 x 5 livros por pessoa vai dar 100 mil livros?”, “Às 10h30 a fila já tinha alcançado o limite de 1200 pessoas e foi encerrada não podendo entrar novas pessoas. Pouco tempo após esse horário foram distribuídas pulseiras para identificar quem poderia participar da ação de acordo com o limite de atendimento deles”, disseram alguns sobre o horário.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.