Túlio Gadêlha relembra viagem ao Jalapão com Fátima Bernardes
Por Flavia Cirino - 16/08/21 às 11:27 - Última Atualização: 2 junho 2022
No final de julho, Fátima Bernardes e Túlio Gadêlha estiveram no Jalapão, mais uma das muitas viagens do casal. E, saudosista dos bons momentos ao lado da amada, o deputado federal compartilhou no Instagram algumas fotos para relembrar momentos marcantes dos pombinhos no paraíso localizado no Tocantins.
Conhecido por seus cenários paradisíacos, o Jalapão ficou popular ao virar cenário principal da novela “O Outro Lado do Paraíso”, de Walcyr Carrasco. Na série de fotos que Túlio postou o casal apareceu no meio da natureza, com uma espécie de barraca ao fundo.
Em outro clique, os dois apareceram coladinhos se divertindo na queda de uma cachoeira e Fátima, num raro registro, aparece de maiô. Já na última imagem, o político apareceu carregando várias malas e mochilas, de máscara, no aeroporto.
“Saudade da nossa barraca, do nosso banho de cachoeira e de viajar só com o essencial”, escreveu Túlio.
As lembranças encantaram os seguidores do político, que deixaram vários comentários na publicação.
“Eu amo ver os dois juntinhos”; “Juntos, devem trocar experiências incríveis, admiro muito, felicidade ao casal”; “Nunca vi tanta perfeição”; “A felicidade nas pequenas coisas, porém com grandes e afetuosos gestos”, foram algumas das declarações.
Fátima Bernardes respondeu o namorado nos comentários: “Já já tem mais”, escreveu a apresentadora.
CENÁRIO DE NOVELA
“Um lugar mágico, um sertão diferente. Apesar de árido, com grandes cânions, tem, ao mesmo tempo, rios, cachoeiras e fervedouros. É a natureza em estado puro”, foi assim que Mauro Mendonça Filho definiu o Jalapão quando dirigiu “O Outro Lado do Paraíso”, entre outubro de 2017 e maio de 2018. A visibilidade que o local ganhou com a trama de Walcyr Carrasco intensificou o turismo.
Localizado na divisa com a Bahia, Maranhão e Piauí, o Jalapão é um conjunto de cinco áreas de conservação, incluindo um parque estadual com mais de 34 mil quilômetros quadrados – área maior que os estados de Sergipe e Alagoas. O cenário é exuberante e repleto de rios e cachoeiras de águas cristalinas, piscinas naturais, chapadões, formações rochosas, serras com clima de savana e dunas alaranjadas de até 40 metros de altura aos pés da Serra do Espírito Santo. Seus imponentes chapadões de arenito alcançam até mil metros de altura.
Veja +: Relembre o inesquecível desfecho de ‘O Outro Lado do Paraíso’
Lá, aventura é o que não falta. Ecoturismo e esportes na natureza podem ser realizados durante todo o ano, inclusive no período de chuvas. A região é ideal para a prática de canoagem, rapel, boia-cross, acquaride (descida de bruços em uma boia) e muitas trilhas para serem percorridas a pé ou de bike. Outra atividade bastante procurada é o rafting nas corredeiras do Rio Novo, principalmente de maio a setembro, período de seca no Tocantins. Além da natureza selvagem, o rio chama também a atenção por causa da cristalinidade das suas águas.
CENAS INESQUECÍVEIS
Uma das primeiras cenas da novela na cidade aconteceu na Pedra Furada, uma imensa rocha com cerca de 10 metros de altura e três buracos. Oferece vista deslumbrante. Lá do alto é possível avistar o Morro Solto, um paredão rochoso e arredondado. No local foi gravada a cena em que os personagens Gael (Sérgio Guizé) e Renato (Rafael Cardoso) brigaram por ciúmes de Clara (Bianca Bin).
Outra locação escolhida como cenário foi o Cânion de Sussuapara, que emoldurou um momento romântico entre a heroína e Gael. Localizado a 12 quilômetros do centro da cidade, apresenta uma fenda estreita por onde desce a água a 12 metros de altura. Suas pedras onduladas parecem ter sido moldadas pela força das águas. Uma pequena cachoeira desafia os corajosos para um banho refrescante.
Veja +: Sérgio Guizé se despediu do Jalapão com banho de cachoeira
Os fervedouros do Jalapão também já foram mostrados várias vezes em “O Outro Lado do Paraíso”. Verdadeiros oásis em meio à vegetação fechada, entre brejos e riachos, existem dezenas deles em toda a região. Formados pela nascente de um rio subterrâneo, são grandes poços de água azul transparente. A água que brota das areias claras é a responsável pela pressão que provoca o fenômeno da ressurgência. Ou seja, é impossível afundar neles. Você pode até tentar, mas a pressão contrária o empurrará para cima.
COMO CHEGAR
As principais companhias aéreas nacionais oferecem voos para Palmas. Partindo da capital do Tocantins são cerca de 190 km, sendo 64 km através da rodovia TO-050 até Porto Nacional, depois, mais 116 km pela TO-255 até Ponte Alta. Outra opção é utilizar a rodovia TO-020 a partir de Palmas, sentido Norte por 108 km até Novo Acordo.
ONDE FICAR
Há pousadas em Ponte Alta e Mateiros. Simples, elas oferecem cama, ducha e café da manhã. Outra opção é o Safari Camp da Korubo Expedições com um acampamento sofisticado montado às margens do Rio Novo. São tendas equipadas com camas e banheiros com chuveiros aquecidos a energia solar.
O QUE COMER
Outra deliciosa atração do Tocantins é a sua singular cozinha. A culinária tocantinense é fortemente marcada por pescados e sofreu influências da cultura indígena, portuguesa, paulista, mineira e africana. É muito semelhante à goiana – formavam um único estado até 1988 – com pratos típicos como o Arroz com pequi, a Pamonhada e o Peixe na telha. Produtos do Cerrado como o baru (castanha), buriti, guariroba e o pequi são muito utilizados.
PRICIPAIS NOTÍCIAS:
Kate Middleton e Megan Markle podem fazer parceria na TV
Juliette Freire revela que escuta discurso de sua vitória no ‘BBB21’ diariamente
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino