Voz de Ludmilla no TikTok: Riscos e vantagens do filtro feito com IA
Por Redação - 21/08/23 às 15:18
Na última semana, Ludmilla disponibilizou um filtro no Tik Tok que permite que os usuários gravem vídeos com a sua voz. Os fãs se divertiram com a novidade, mas ela dividiu opiniões nas redes sociais.
A tecnologia conhecida como “deep voice” usa técnicas de inteligência artificial para criar vozes capazes de dublar um vídeo ou ler textos em voz alta, como é o caso do filtro da cantora de “Dona de Mim”. A carioca mostrou os preparativos para a criação do primeiro filtro de voz de uma figura pública no mundo.
Fãs causaram com imitações
Assim que viram a oportunidade de brincar com amigos e familiares, alguns fãs da cantora gravaram áudios se passando por Ludmilla e mandando recados personalizados, causando histeria em quem recebeu a mensagem.
- Ludmilla considera ter um filho, após experiência com IA
- Ludmilla e Brunna fazem ‘bate e volta’ romântico em Lisboa
- Sem miséria! Ludmilla presenteia a mãe com carro de quase R$ 500 mil
Outros foram além e fingiram que encontraram a famosa, que ofereceu ingressos gratuitos para seu concorrido show, o “Numanice”. “Enganei minha mãe com o filtro de voz da Ludmilla”, disse uma pessoa. O garoto disse à sua mãe que, caso ela enviasse um áudio cantando uma música da cantora, ela ganharia ingressos para a atração. “No final fiquei com pena, tadinha!”, disse ele, depois de contar a verdade.
Aqueles que tentaram cantar os sucessos da diva acabaram se decepcionando. Por ser uma ferramenta produzida artificialmente, o filtro só é capaz de reproduzir a voz usada por Ludmilla nas gravações, nas quais ela falou em um tom mais baixo, como conversa normalmente. Assim, as tentativas de performar como a cantora tornaram-se verdadeiras gafes e divertiram os seguidores.
Até mesmo Ludmilla entrou na brincadeira e gravou um vídeo em que contava duas verdades e uma mentira, sem revelar qual era o fato falso. A mãe, a avó e a namorada, Brunna Gonçalves, usaram o filtro e disseram que a cantora havia aberto seu relacionamento com a ex-BBB. Os fãs, no entanto, logo entenderam que a afirmação era mentira.
Outros artistas são contra
Preocupados com o avanço da inteligência artificial, artistas como Madonna, Whoopi Goldberg e Robin Williams proibiram o uso de suas imagens após morrerem. Eles deixaram o registro em seus testamentos, proibindo a criação de hologramas, por exemplo.
- Madonna de novo no hospital? Cantora fará exames rigorosos. Saiba tudo!
- Greve dos Roteiristas: Quais produções foram paralisadas?
- Bruna Marquezine aderiu à greve dos atores de Hollywood
Além disso, uma das reivindicações da Greve de Atores e Roteiristas de Hollywood é justamente o uso dos chamados “deep fake”, tecnologia que cria imagens dos atores sem a necessidade da atuação deles. A preocupação se baseia na possibilidade dos estúdios comprarem os serviços do artista somente uma vez, ficando livres para criarem novos filmes e séries sem gastos com direito de imagem, prejudicando a categoria dos atores.
Polêmica
Após a repercussão dos vídeos de pegadinhas e tentativas de fazer a cantora falar mal de outros artistas, os fãs expressaram sua preocupação com a carreira de Ludmilla. “Esse filtro de IA com a voz da Ludmilla vai dar muita m***a, quero nem ver”, escreveu um seguidor.
“Qual o sentido de você ser uma figura pública e disponibilizar sua voz em um filtro para a galera usar do jeito que bem entender? A Ludmilla tava muito doida quando aceitou isso”, questionou outro.
- Numanice teve edição histórica no Engenhão
- Ludmilla é notada por Beyoncé em show e brasileira vibra na web
- Vidente faz novas previsões para os famosos. Confira!
No entanto, a dona do “Numanice” se pronunciou e tranquilizou os fãs. “Entendo e agradeço a preocupação de vocês comigo. Mas eu preciso que agora, mais do que nunca, vocês enxerguem o lado positivo das coisas”, iniciou o desabafo.
Ela disse que, mesmo sabendo do risco, foi uma decisão importante para a carreira. “Eu sei que às vezes é difícil, mas sabe o que teria acontecido se eu tivesse desistido todas as vezes com medo que haters ou qualquer outra pessoa iria pensar? O Numanice não existiria, a Ludmilla que vocês conhecem hoje não existiria, as músicas que vocês tanto amam, não existiriam e mais um monte de coisas incríveis, que graças a Deus eu tô vivendo, não estariam acontecendo”, continuou.
Por fim, ela revelou que a estratégia funcionou para alavancar ainda mais sua popularidade. “Eu tô mega feliz com essa parceria com o Tik Tok. Já tá me rendendo vários frutos em pouquíssimo tempo, tô rindo a beça com as trollagens da galera e o melhor: meu nome tá ainda mais em alta no momento certo e do jeito certo. Sem polêmica e sem nada negativo que eu me envergonharia no futuro. Fiquem felizes junto comigo, usem bastante o filtro e dia 24 tem ‘Sintomas de Prazer’ ao vivo! Amo vocês!”, finalizou.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.