A modinha passou? Famosos expõem arrependimento com harmonização facial
Por Flavia Cirino - 06/01/25 às 09:11
O que era o máximo, se tornou, no mínimo, um grande arrependimento. Na noite de domingo, 5 de janeiro, Scheila Carvalho, Gkay e Eliezer contaram suas experiências frustrantes com a harmonização facial, febre dos últimos anos na área de procedimentos estéticos.
Os famosos revelaram arrependimentos que levaram à desarmonização facial, ou seja, a retirada da harmonização. Os relatos destacaram a busca por uma aparência “ideal” e os impactos emocionais causados por intervenções exageradas.
Marcelo Anthony se rendeu recentemente e fez a harmonização facial
“Eu cheguei ao ponto de me ver no espelho e não me reconhecer”, desabafou Scheila Carvalho, relembrando como os preenchimentos transformaram seus traços naturais.
Gkay também revelou como a obsessão por estética afetou sua percepção de si mesma:
“Comecei a me achar tão estranha que eu falei: ‘Peraí, e se eu tirar tudo e recomeçar?'”, disse a influenciadora.
O que motivou famosos a procurarem o procedimento
O ex-BBB Eliezer, por exemplo, explicou que a decisão de realizar preenchimentos faciais foi influenciada por comentários críticos após sua participação no reality show e o casamento com Viih Tube.
“As pessoas falavam: como é que uma mulher dessas [Viih Tube] está com esse cara? Isso começou a me colocar num lugar, numa autoestima que meio que acabava comigo”, disse ele, primeiramente.
O ex-brother admitiu ter exagerado nos procedimentos: “Da mandíbula eu fui para o queixo, do queixo eu fui para a boca, da boca eu tirei a olheira, e de repente todo o meu rosto estava preenchido. Na verdade, eu estava buscando uma aprovação.”
Gkay, que passou a investir em procedimentos ao se mudar para São Paulo, contou como desenvolveu uma distorção de imagem.
“Eu comecei a levar estética não como algo para mim, mas como algo que eu sempre tinha que parecer com alguém”, explicou.
Especialista alerta para pressão das redes sociais
Para a psicanalista Joana Novaes, os padrões irreais de beleza disseminados nas redes sociais contribuem para essa busca exagerada pela “harmonia”.
“Os filtros e as telas determinam como esse corpo deve ser: liso, sem marcas e, sobretudo, sem as marcas do tempo”, destacou Joana ao “Fantástico”.
André Gonçalves fez harmonização facial e resultado virou pauta e programa de TV
Scheila Carvalho, que ganhou fama nacionalmente há 25 anos como a “morena do Tchan”, também enfrentou críticas. Após os preenchimentos, contudo, os fãs estranharam sua aparência, e a mudança afetou até sua carreira.
“Meus olhos são muito pequenos, e com o preenchimento eles ficaram menores ainda. Quando eu sorria, aquilo fechava e eu não conseguia mais enxergar a Scheila ali”, destacou a artista.
Eu tive alguns contratos cancelados. Aí foi que eu falei: preciso voltar a ser a Scheila Carvalho de antes.”
Elizer buscava aceitação ao fazer a harmonização
Eliezer revelou que o nascimento da filha, Lua, foi um divisor de águas em sua percepção.
“Eu ia beijar a Lua e a Lua chorava. Aí foi a primeira vez que tirei a barba depois, sei lá, de quantos processos eu fiz. Aí eu comecei o processo de tirar tudo.”
Saiba os riscos e o custo da harmonização facial
A desarmonização facial, realizada com a enzima hialuronidase, tem sido a saída para quem deseja reverter os efeitos do ácido hialurônico. O Brasil é o segundo maior consumidor da substância, usada para destacar traços como boca e maxilar.
De acordo com o dermatologista Diego Correia, consultado pelo “Fantástico”, há riscos do procedimento.
“A enzima também é um pozinho que a gente dilui e injeta nas áreas de excesso. Tem que ter alguém capacitado que saiba orientar sobre isso”.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Scheila Carvalho concluiu que aprendeu a valorizar o envelhecimento natural: “Envelhecer é natural, todo mundo envelhece, que bom que estamos envelhecendo. Que seja saudável esse cuidado e não exacerbado. A gente só aprende com os erros, então eu aprendi que beleza é fundamental, mas que a gente tem que saber dosar”, disse a dançarina, por fim.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino