Psoríase: especialista conta tudo sobre a doença de Beyoncé
Por Murilo Rocha - 07/03/24 às 20:00 - Última Atualização: 8 março 2024
Beyoncé foi capa da Essence para divulgar o ACT II e a nova linha para cabelos, a Cécred. Nesta ela revelou que sofre de psoríase desde muito nova.
“Tenho muitas lembranças ligadas ao meu cabelo. A relação que temos com nossos cabelos é uma jornada profundamente pessoal. Desde passar a infância no salão da minha mãe até meu pai aplicar óleo no couro cabeludo para tratar minha psoríase – esses momentos foram sagrados para mim”, revelou a Queen B.
Jojo Todynho fala de cirurgias, mas ela vai fazer alguma?
A Psoríase, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é uma doença comum, considerada uma doença de pele crônica e não contagiosa.
Mas, ela também é cíclica, ou seja, aparece e desaparece de tempos em tempos e atinge 3% da população mundial, cerca de 125 milhões de pessoas.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Entrevista
O OFuxico conversou com o dermatologista especializado, Doutor José Carlos Maruoka, para saber tudo sobre a doença.
Saiba porque Kylie Jenner causou ao anunciar nova linha cosmética
Segundo ele, a doença se apresenta no corpo como uma descamação em formato de placas, com muita vermelhidão:
“Alguns profissionais, se não treinados para identificá-la, podem diagnosticar as placas como presença de caspa. Por se tratar de uma condição inflamatória crônica, leva a uma série de sintomas desconfortáveis e afeta muito a autoestima dos pacientes.”.
Sintomas
Os sintomas variam de dores, incômodos, queda de cabelo, mas também com outra lista de coisas que afetam na vida do paciente:
“Geralmente os sintomas mais apresentados em indivíduos acometidos pela doença, são: placas escamosas; dor e/ou incômodo semelhante à queimação; sangramento devido a coceira; queda de cabelo. O que faz impactar na qualidade de vida e na autoestima do paciente.”
Decisão? Entenda porque João Guilherme mantém físico musculoso
O especialista também contou que podem ter causas para além, ou seja, enfraquecimento dos fios e mais:
“Assim também, em casos de cicatrização devido à psoríase, há o impedimento no crescimento dos fios. É importante ressaltar que o estresse associado pode desencadear eflúvio telógeno, uma condição de queda dos fios mais acentuada, por determinado período.”, comenta o profissional.
Tratamento
Por fim, para o tratamento, o dermatologista conta que um especialista deve analisar, mas que a atividade física e a alimentação são fontes para fortalecer o organismo:
Aparência de Thor ganha defesa de Luma de Oliveira
“Geralmente, em casos mais brandos, a hidratação da pele e a aplicação de medicamentos em regiões afetadas pela doença orientada por especialistas, podem ser suficientes para melhorar o quadro clínico e promover o desaparecimento dos sintomas. Além de que, uma alimentação balanceada e a prática de atividade física podem ajudar nesse processo de recuperação.”
Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha