Roacutan para afinar o nariz? Especialistas alertam para os perigos da trend do TikTok
Por Redação - 03/09/21 às 14:05
Um dos ambientes digitais que mais proporcionam engajamento, o TikTok está ocupando cada vez mais espaço na vida das pessoas, principalmente entre os adolescentes. As tendências que surgem constantemente no aplicativo quase sempre viram febre entre a galera. Porém, apesar dos vídeos que circulam por ali serem divertidos e, muitas vezes, contribuírem para que aprendamos coisas novas, é importante ficar atento. Até porque, nem tudo o que está na internet é totalmente verdade, e alguns desafios e brincadeiras podem trazer riscos para a nossa saúde.
Recentemente, uma trend no TikTok sobre os efeitos colaterais do Roacutan, medicamento que costuma ser receitado para o tratamento de acne severa, viralizou no app. Alguns tiktokers compartilharam vídeos dos seus “antes e depois” de passarem a usar o remédio, também conhecido como Isotretinoína, dizendo que teriam recebido uma “rinoplastia” após iniciarem a medicação. Veja só:
@carolandrade264 Eu to chocada com essa mudança ? Muita gente notou essa diferença!! ##roacutan ##nariz ##fyp
♬ UCKERS – Shygirl
Veja+: 2020: Hits que viralizaram no TikTok
Será que é isso mesmo? A resposta é: Não, não é bem assim. Em entrevista ao OFuxico, o Dr. Matthews Herdy, cirurgião plástico, reforçou que o uso do Roacutan sem acompanhamento médico pode trazer consequências graves para a saúde, além de ser a última escolha para o tratamento da acne severa, para o qual ele foi desenvolvido, justamente pelos efeitos colaterais. Portanto, usá-lo simplesmente para o “efeito de rinoplastia” é extremamente perigoso.
Veja+: Influenciando a música: Hits que surgiram com o TikTok
“O Roacutan é um remédio com vários efeitos colaterais graves. Apesar de usarmos ele pra acne severa, este medicamento não é a primeira escolha nem para esses casos. Ele só deve ser usado quando as acnes que não respondem aos outros tratamentos convencionais. A gente já tem o alerta de que, até para a doença para qual ele foi criado e é utilizado, é só em último caso”, disse o especialista.
ROACUTAN E NARIZ: O QUE TEM A VER?
Mas o que isso tem a ver com o nariz? Matthews explica que o uso do Roacutan impede que as glândulas sebáceas, e algumas outras também, produzam a sua secreção, isto é, o sebo. Com isso, ele não só diminui a chance da acne como também promove esse efeito de “afinamento” do nariz, já que o medicamento diminui a função das glândulas e, consequentemente, os seus tamanhos.
Veja+: Pabllo Vittar e TikTok criam ação em prol do Norte e Nordeste
“O nariz é a área do rosto que tem a maior concentração das glândulas sebáceas, exatamente essas que produzem o sebo e que fazem a oleosidade da pele. Por isso, a região central da face, a do nariz, são as mais oleosas do rosto. Como o Roacutan faz com que essas glândulas diminuam a sua função e, consequentemente, o seu tamanho, o nariz tem esse efeito de afinamento. Porém, é algo transitório. Quando o paciente terminar o uso do medicamento, essas glândulas vão voltar a atividade e então, consequentemente, o nariz vai voltar a engrossar”, alerta o cirurgião.
EFEITOS COLATERAIS GRAVES
Mesmo com impactos aparentemente positivos para a aparência, os efeitos colaterais do Roacutan podem ter impactos extremamente negativos para a saúde dos pacientes. Por isso, além da importância do acompanhamento médico, é importante passar por uma série de exames laboratoriais antes do uso do medicamento, além de tomar vários cuidados durante o tratamento para evitar consequências mais graves.
“Quando o Roacutan faz a diminuição da secreção das glândulas, ele faz com que as mucosas, a boca, os olhos etc. fiquem secos. Os pacientes que usam lentes de contato, por exemplo, devem evitar o uso dela, porque a lente pode causar lesão no olho, já ele vai estar mais seco. Além disso, o paciente tem que sempre estar hidratando a pele, que também vai diminuir muito a sua hidratação. É preciso evitar banhos muito quentes e tudo que agrida a pele para evitar essa ressequidão”, disse Matthew, que reforça: “O Roactuan também atrapalha muito a função hepática, a do fígado. Por isso, o paciente não pode beber durante o tratamento”, acrescentou ele, que ainda alertou que o remédio pode prejudicar a cicatrização.
Veja+: Influencer se destaca com esquetes bem-humoradas no TikTok
“O paciente deve evitar exercícios físicos muito intensos no uso do Roacutan porque pode levar dores musculares e dores articulares também. Não só isso, aqueles que fazem o uso do medicamento devem esperar de seis a oito meses para realizar uma cirurgia ou tratamentos mais invasivos, tais como microagulhamento, lasers etc”.
Apesar do Roacutan trazer o efeito de “afinamento” do nariz, ele não pode ter um uso contínuo. O tratamento varia de seis a oito meses e não pode ser eterno, justamente pelos problemas de cicatrização, o ataque ao fígado e o ressecamento da pele.
Veja+: Tiktokers imitam séries nostálgicas da televisão
“Sendo assim, é uma grande besteira usar o Roacutan com o objetivo de afinar o nariz, uma vez que o remédio só poderá ser usado por um período pequeno”, afirmou o Dr. Matthews. “O paciente vai perder o efeito de afinamento quando ele parar com a medicação e ainda vai lidar com grandes riscos à saúde por causa dos grandes efeitos colaterais do medicamento”, finalizou.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS:
Famosos lamentam a morte de Sergio Mamberti
Bárbara Evans está grávida do primeiro filho após fertilização
Luciano Huck sobre antecipar estreia do ‘Domingão’: ‘Foi um parto prematuro’
Juliette responde fãs no Spotify e revela: “Dizer que sou cantora é muita audácia”
Rafa Vitti surge em ensaio com Larissa Manoela e Tata dispara: ‘Amo esse casal’
Neymar solta o verbo após virar meme por conta da forma física
Após 40 anos, grupo ABBA está de volta com disco novo e show tecnológico
Rainha Elizabeth II tem compromisso confirmado para outubro. Entenda!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.