Amanda Djedhian está com lipedema. Entenda a doença!

Por - 16/08/22 às 12:33

Amanda Djedhian de cabelos soltos, blusa rosaA ex-BBB15 descobriu a doença durante um tratamento estético - Foto: Reprodução/ Instagram @amandadjedhian

A ex-BBB Amanda Djehdian foi recentemente diagnosticada com lipedema. A vice-campeã do “BBB15” contou que descobriu a doença –  caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura em regiões específicas do corpo – durante um tratamento para flacidez da área acima do joelho.

“Após fazer duas sessões, minha Dermatologista, Andressa Sato, notou que a melhora esperada não tinha acontecido e aí me olhou detalhadamente e sugeriu que eu procurasse um médico vascular especializado em lipedema e me explicou brevemente o que era, e batia muito com meu histórico”, contou ela à revista “Contigo!”.

Leia +: Amanda Djedhian mostra cicatriz após retirada de silicone

Segundo Amanda, o diagnóstico correto, ainda no início do problema, foi essencial. Ela, agora, fará o tratamento adequado e manterá a prática de exercícios físicos, como já vinha fazendo. A morena destacou que é algo essencial.

“Preciso ainda retirar alguns alimentos que provocam inflamação no corpo e há também a possibilidade de cirurgia”, explicou ela.

Amanda detalhou que vai cortar o consumo de glúten e produtos industrializados de sua alimentação.

O QUE É O LIPEDEMA

Estima-se que uma em cada dez mulheres tenha a doença no mundo e, no Brasil, 5 milhões provavelmente convivem com ela e não sabem O lipedema é uma doença progressiva caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura em regiões específicas do corpo, como pernas, braços, joelhos e coxas. Ela acomete quase que exclusivamente mulheres e é desencadeada por momentos de desequilíbrio hormonal – menopausa, gravidez e uso de anticoncepcional, por exemplo.

Leia +: Ex BBB comemora a retirada das próteses de silicone dos seios

Apesar de ser mais comum do que se imagina, o quadro costuma ser confundido com obesidade, motivo pelo qual nem sempre é tratado adequadamente, podendo resultar em um grande abalo emocional.

Os estímulos para o aparecimento e a piora do lipedema já são conhecidos, mas o porquê de essa gordura ficar estocada em áreas específicas ainda não é totalmente explicado.

Além do fator hormonal, a genética dá a sua contribuição para o surgimento da doença. “Alimentação rica em carboidratos, açúcar e carne vermelha, além de consumo de bebidas alcoólicas agravam o quadro”, acrescenta o médico.

LIPEDEMA X OBESIDADE

Ao contrário da obesidade, no lipedema o excesso de gordura não se distribui pelo corpo todo. Fica ainda mais visível quando, mesmo fazendo dieta e exercícios, a paciente não emagrece na região afetada, gerando uma desproporção.

Caracterizam ainda o lipedema: dor, sensação de queimação nos locais de acúmulo de gordura, hematomas e desconforto ao apalpar.

COMO CONFIRMAR O DIAGNÓSTICO

Somente através de exame físico e por uma análise do histórico da paciente, somados a mais testes que excluem a possibilidade de outras condições. 

Tomografia, dosagem de gordura, cintilografia e doppler vascular são alguns procedimentos que ajudam a fechar o diagnóstico.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino