Anitta reaparece após cirurgia: “Seguirei me cuidando”

Por - 25/07/22 às 22:15

Anitta reaparece após cirurgiaFoto: Reprodução / Instagram / @anitta

Anitta recebeu alta hospitalar no final da tarde desta segunda-feira, 25 de julho. A cantora fez uma cirurgia para tratar endometriose. A cantora falou com fãs, amigos e seguidores das redes sociais para dar seu recado a respeito da recuperação após a cirurgia.

Leia+: Anitta anuncia novo single em parceria com Missy Elliott. Veja vídeo!

De acordo com a estrela, a cirurgia foi a etapa mais difícil de todo o tratamento. Agora, deve seguir as indicações médicas para terminar a recuperação. Ademais, desejou que todas as mulheres tenham acesso ao diagnóstico e tratamento apropriados para uma doença tão comum, mas pouco falada no Brasil.

Endometriose: saio dessa experiência desejando que todas as mulheres do mundo tenham mais acesso ao diagnóstico e entendimento dessa doença que afeta tanta gente, mas é, ao mesmo tempo, tão pouco falada. Seguirei me cuidando, mas agora livre da etapa mais difícil que foi diagnóstico e cirurgia”.

Leia+: Namorado de Anitta ajuda a cantora a caminhar no hospital

Em seguida, a cantora agradeceu à equipe médica pelo apoio e ressaltou que todo o tratamento contou com diversos profissionais, como médicos e enfermeiros. A intérprete de “Girl from Rio” classificou o time como “super-heróis”.

“Meu agradecimento mais aliviado à equipe de médicos que cuidou de mim nesse processo. Foi uma equipe de peso. Médicos, enfermeiros, grandes super-heróis. Gratidão”, afirmou.

Leia+: Anitta leva prêmio internacional após viralizar no TikTok

Após o retorno ao trabalho, de acordo com Anitta, vai levantar a bandeira do tratamento amplo e gratuito contra a doença. A cantora levou nove anos com dores abdominais e um terror psicológico por causa da doença, até que conseguiu chegar a um diagnóstico apropriado:

“Já, já eu volto com tudo lutando para que as mulheres todas tenham acesso a tudo que diz respeito a esse filme de terror que é a endometriose e que principalmente sejam tratadas com a seriedade e o respeito que essa doença requer! Não tenham vergonha de buscarem ajuda”.

Leia+: Anitta ganha festa surpresa: “Nunca estive mais feliz na minha vida”

O QUE É ENDOMETRIOSE?

Diante do caso de Anitta, OFuxico conversou com a doutora Mara Mendes, que é Ginecologista Obstreta e Diretora de Proteção ao Paciente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), para esclarecer os principais tópicos que envolvem a endometriose.

Inicialmente, a ginecologista explica o que é a endometriose: “É uma doença inflamatória crônica ginecológica que decorre do refluxo do sangue menstrual através das trompas para a cavidade abdominal. Normalmente, afeta as mulheres na idade reprodutiva, interferindo na qualidade de vida delas”.

“As pacientes portadoras de endometriose apresentam dores pélvicas intensas durante Ou fora do período menstrual e por vezes até incapacitantes, associado, também, a dores na relação sexual e pode  ter dificuldade de engravidar”, complementa a especialista.

A doutora detalha quais são os fatores de risco para a doença: “História familiar materna, menarca precoce, ciclos menstruais curtos, duração do fluxo menstrual aumentado, gestação tardia, nuliparidade, entre outros”.

Para concluir o diagnóstico de endometriose, os médicos se baseiam na história clínica da paciente e também contam com outros exames: “O diagnóstico é feito baseado em exame físico ginecológico e exames complementares de imagem, como ultrassonografia transvaginal, ressonância magnética pélvica, exames laboratoriais com marcadores e vídeo-laparoscopia”, explica.

Em relação ao tratamento, ela menciona a existência da indicação de cirurgia para certos casos, como o de Anitta. “O tratamento é realizado a partir do uso de hormônios, como anticoncepcionais orais de uso contínuo para não menstruar, uso de progestógeno de uso contínuo e tratamento cirúrgico em alguns casos”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,