DPOC: Entenda a doença que afetou a saúde de Pedro Paulo Rangel

Por - 21/12/22 às 13:07

pedro paulo rangelPedro Paulo Rangel como Guilherme na série "Batendo Ponto". Foto: TV Globo / Marcio Nunes

Pedro Paulo Rangel saiu de cena no fim da madrugada desta quarta-feira, 21 de dezembro, aos 74 anos. O ator estava internado na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. Por 20 anos, ele lutou contra a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).

Leia+: Famosos lamentam a morte do ator

Pedro Paulo Rangel
Ator havia largado o cigarro em 1988. Foto: Divulgação/TV Globo

De acordo com o Ministério da Saúde, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil. Os principais sintomas da DPOC são: falta de ar aos esforços, que pode progredir até para atividades corriqueiras como trocar de roupas ou tomar banho; pigarro, tosse crônica, tosse com secreção e que piora pela manhã são sintomas comuns. 

O tabagismo é o principal fator de risco para DPOC e sua origem é fortemente ligada ao efeito da fumaça de cigarro nos pulmões, havendo relação da quantidade e do tempo de tabagismo com a gravidade da doença. Normalmente seu início é lento, mas pode evoluir de modo mais rápido levando a incapacidade por insuficiência respiratória e óbito. Outros tipos de fumo como o cachimbo, narguilé, maconha e a exposição passiva também contribuem para causar e piorar a doença. A poluição ambiental, a queima de biomassa como as queimadas de lavouras e uso de lenha para cozinhar, como o fogão a lenha, entram também neste grupo.

Pedro Paulo Rangel no hospital
Ator fez registro durante internação. Reprodução/Instagram/@pprangel_oator_e_o_lobo

Embora a DPOC não tenha cura, os tratamentos disponíveis atuam retardando a progressão da doença, controlando os sintomas e reduzindo as complicações. É fundamental consultar um médico pneumologista para diagnóstico e tratamento adequados. A fisioterapia e os exercícios físicos com orientação profissional adequada de um fisioterapeuta também são aliados do paciente.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 210 milhões de pessoas no mundo tem DPOC e a estimativa é de que a doença se torne a terceira principal causa de morte por volta do ano de 2020.

TRABALHO INTERROMPIDO

Pedro Paulo estava em cartaz com um espetáculo no Rio e precisou cancelar as apresentações. Um comunicado direcionado para o público foi feito.

“Informamos que a temporada na Casa de Cultura Laura Alvim está cancelada por motivos de saúde do ator Pedro Paulo Rangel. Ele está bem, porém impossibilitado de atividades físicas para a sua plena recuperação”, dizia o comunicado informando, na ocasião, sobre o cancelamento da temporada”.

Em outubro passado, o ator conversou com o Extra e disse a que a doença nunca atrapalhou o seu trabalho como ator.

“Só parei durante a pandemia, como a maioria das pessoas. Estou bem, disposto. Nunca fiquei inválido, absolutamente. Podem me mandar convites, que eu aceito, conforme for. Já houve um tempo em que eu fazia teatro e novela ao mesmo tempo. Cheguei ao ponto de apresentar uma peça em Portugal e voltar correndo pra gravar cenas no Rio. Agora não quero mais. Prefiro obras menores, porque novela são dez meses de batalha. E eu não sou mais um menino, né?”, disse ele na época.

pedro paulo rangel
“Se vejo um fumante, digo: ‘Não faça isso, espelhe-se no meu caso'”. Foto: Divulgação

À publicação, Pedro Paulo também falou sobre a doença provocada pelo uso do cigarro.

“Parei de fumar em 1988, no século passado. Adotei uma vida saudável, aprendi a nadar, andava na praia… E em 2002 soube que estava doente. Eu não senti a doença, eu a descobri. É traiçoeira. Quando aparece, não tem mais chance. Mas eu consigo levar a vida muito bem, desde que esteja medicado. Faço fisioterapia, atividades físicas com um personal… Se tem algo de que eu me arrependa profundamente é de ter começado a fumar. Se vejo um fumante, digo: ‘Não faça isso, espelhe-se no meu caso’”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.