Ed Gama desabafa sobre saúde mental, revela Burnout e depressão
Por Flavia Cirino - 01/10/24 às 07:46
No episódio do programa “Sábia Ignorância” exibido no GNT, na noite de segunda-feira, 30 de setembro, o tema do cansaço mental teve debate por Gabriela Prioli, Ed Gama e a neurocientista Carla Tieppo.
Relembre comentário de Ed Gama sobre Giovana Pitel
Assim sendo, a conversa abordou a exaustão que muitos enfrentam devido à rotina acelerada. Eespecialmente com a sobrecarga de tarefas e a constante necessidade de produtividade.
Humorista, ator, músico, compositor, advogado e produtor de conteúdo, Ed Gama confessou que já pagou um preço alto por sua dedicação a tantas atividades simultâneas.
Ele relatou que seu ritmo de vida, marcado sobretudo pela obrigação de produzir conteúdo diário para as redes sociais, dificultou o descanso. Além disso, afetou sua saúde mental.
“Muitas vezes me vejo obrigado a pensar no vídeo do dia seguinte. Quando descanso, sinto que fico mais criativo”, disse Ed Gama, primeiramente.
A pressão constante, desse modo, levou o artista a enfrentar o Burnout, além de uma depressão subsequente. Ele explicou ainda que o processo de recuperação envolveu buscar ajuda profissional e ajustar sua rotina para incluir hábitos saudáveis, como exercícios físicos e noites de sono mais longas.
“Faço terapia, tomei remédio, tive burnout e depois descobri uma depressão. Percebi que estava com a minha vida totalmente desregulada”, comentou.
Sinais físicos de exaustão
O humorista revelou que os primeiros alertas vieram do corpo, por meio de sintomas que inicialmente ele não associou ao estresse mental.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
“Percebia um formigamento no braço e a nuca ardendo. Pensei: ‘Meu Deus, vou ter um infarto!’. Aí eu procurei um clínico que me passou um check-up e descobriu que meu problema não era físico e, sim, mental”, contou Ed.
Após o diagnóstico, ele compreendeu que negligenciava os sinais que indicavam que o esgotamento estava se aproximando. O humorista admitiu ter ignorado esses sintomas por muito tempo, acreditando que a pressão e o cansaço eram naturais dentro de uma rotina tão cheia de compromissos.
“Entendi que aqueles sinais que ignorei o tempo inteiro já me falavam que meu burnout estava prestes a acontecer”, desabafou.
Drama de Ed Gama expõe a importância de desacelerar
O debate promovido no programa destacou a necessidade de valorizar o descanso e cuidar da saúde mental, temas que se tornaram cada vez mais relevantes no cenário atual. O ritmo frenético das redes sociais e as exigências profissionais podem levar ao esgotamento, como demonstrado pela experiência de Ed Gama.
Ao longo do episódio, os participantes reforçaram a importância de desacelerar, reconhecer os limites do corpo e da mente, e buscar alternativas que promovam bem-estar e equilíbrio.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino