Entenda a doença de Bruce Willis, a Demência Frontotemporal

Por - 18/02/23 às 12:00 - Última Atualização: 5 abril 2023

Retrato Bruce WillisGrosby Group

Bruce Willis anunciou a sua aposentadoria há quase um ano, em março de 2022, por conta de um distúrbio que afeta a fala, a Afasia. O ator de 67 teve uma piora anunciada na quinta-feira, 16 de fevereiro, sendo diagnosticado com uma demência frontotemporal (DFT), em comunicado oficial divulgado pela família:

Leia+ Bruce Willis reage a gravidez da filha mais velha

“Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia de Bruce na primavera de 2022, sua condição progrediu”, disse a família Willis em um comunicado. “Infelizmente, os desafios de comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce está enfrentando. Embora isso seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro”

Leia+ Bruce Willis modificou testamento, após diagnóstico de Afasia

SOBRE A DOENÇA

De acordo com a Alzheimer’s Research UK, a DFT é um grupo de distúrbio causado por um acumulo de proteínas de diversas naturezas, entre elas a “TAU”, que destroem os neurônios nos lobos frontais, localizado atrás da testa, ou em lobos temporais, que ficam atrás das orelhas. A doença afeta mais especificamente grupos entre 45 e 64 anos.

SINTOMAS

Segundo Gustavo Alves, Professor e Doutor em Biotecnologia, os sintomas mais comuns da Demência Frontotemporal são: Comportamentos sociais inadequados, alterações em falas e linguagens, falta de autocontrole nas emoções gerando desinibição e espontaneidade. Apatia também é um dos sintomas, ou até mesmo estados de hiperatividades. O comprometimento da memória, diferente do Alzheimer, acontece em fases mais avançadas.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Juabin Huang, PHD no Departamento de Neurologia da Universidade de Mississippi, diz que o diagnóstico da doença é similar de outras demências e requer uma avaliação clínica minuciosa, levando em conta todos os sintomas citas e as déficits cognitivas, além de levantar históricos familiares e mais testes neuropsicológicos. Para a DFT, não tem nenhum tipo de tratamento, sendo mais um suporte para a vida, tratando apenas sintomas pontuais. O médico pontua que o ambiente deve sempre ser iluminado, alegre e familiar, além de medidas para garantir a segurança do paciente, sempre supervisionado por alguém. A progressão da doença é variável, e caso afetem apenas a fala e a linguagem, a progressão é mais lenta.

COMUNICADO DA ESPOSA

Emma Heming Wills, esposa de Bruce Willis, usou as redes sociais, nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, para atualizar sobre o estado de saúde do marido. Segundo ela, o ator entrou em um estágio avançado de uma demência frontotemporal.

“Queríamos dar-vos uma atualização sobre o nosso amado marido, pai e amigo, uma vez que agora temos uma compreensão mais profunda do que ele está a viver. Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia de Bruce na primavera de 2022, a condição de Bruce progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal (conhecida como FTD). Infelizmente desafios com comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isto seja doloroso, é um alívio ter finalmente um diagnóstico claro”, escreveu.

Emma ainda postou um link com o comunicado na íntegra.

FTD é uma doença cruel da qual muitos de nós nunca ouvimos falar e pode atingir qualquer pessoa. Para pessoas com menos de 60 anos, a FTD é a forma mais comum de demência e, como o diagnóstico pode levar anos, a FTD provavelmente é muito mais prevalente do que sabemos. Hoje não há tratamentos para a doença, uma realidade que esperamos que possa mudar nos próximos anos. À medida que a condição de Bruce avança, esperamos que qualquer atenção da mídia possa se concentrar em iluminar esta doença que precisa de muito mais conscientização e pesquisa.
Bruce sempre acreditou em usar sua voz no mundo para ajudar os outros e aumentar a conscientização sobre questões importantes, tanto pública quanto privadamente. Sabemos em nossos corações que – se ele pudesse hoje – ele gostaria de responder trazendo atenção global e uma conexão com aqueles que também estão lidando com esta doença debilitante e como ela afeta tantos indivíduos e suas famílias.

A nossa é apenas uma família com um ente querido que sofre de FTD, e encorajamos outras pessoas que o enfrentam a buscar a riqueza de informações e apoio disponível através do AFTD (@theaftd, theaftd.org). E para aqueles de vocês que tiveram a sorte de não ter nenhuma experiência pessoal com o FTD, esperamos que você reserve um tempo para aprender sobre isso e apoie a missão do AFTD da maneira que puder.

Bruce sempre encontrou alegria na vida – e ajudou todos que ele conhece a fazer o mesmo. Significa o mundo ver esse sentimento de cuidado ecoado de volta para ele e para todos nós. Ficamos muito comovidos com o amor que todos vocês compartilharam por nosso querido marido, pai e amigo durante este período difícil. Sua compaixão, compreensão e respeito contínuos nos permitirão ajudar Bruce a viver uma vida tão plena quanto possível.

-Emma, ​​Demi, Rumer, Scout, Tallulah, Mabel e Evelyn

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha