Gal Costa: Entenda a cirurgia de retirada de nódulo nasal, que a afastou dos palcos
Por Flavia Cirino - 10/11/22 às 12:29
Embora a causa da morte de Gal Costa não tenha sido divulgada, o fato de a cantora ter passado por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita, acabou chamando atenção. Vale ressaltar que, até o fechamento desta reportagem, não havia qualquer relação do óbito, atestado na manhã de segunda-feira, 09 de novembro, com o procedimento.
A cirurgia foi realizada no mês de setembro e, por conta disso, até o fim de novembro, Gal estaria fora dos palcos por recomendação médica. Um dos eventos cancelados foi o festival “Primavera Sound”, realizado no último final de semana, em São Paulo. Gal Costa seria uma das atrações principais.
Leia +: Herança milionária de Gal Costa vai para o único herdeiro
Embora não seja possível dizer se o nódulo era benigno ou maligno, o termo correto a ser utilizado neste caso é “tumor intranasal”. Os nódulos podem tampar a respiração, o que pode causar alterações no timbre de voz.
Importante ressaltar que, segundo profissionais da área, o procedimento de retirada dificilmente resulta em óbito.
ENTENDA A DOENÇA
Pólipo é definido como qualquer crescimento anormal que aconteça no tecido de uma mucosa. Quando esse crescimento anormal acontece no interior do nariz do paciente, recebe o nome de pólipo nasal e pode ser chamado também de pseudotumor nasossinusal.
Leia +: O nome dela não era Gal! Descubra o verdadeiro!
Costumam ter o formato de pequenas bolinhas ou mesmo ter a forma de uma gota. Eles são moles e não causam dor, de modo geral. Podem ser visíveis quando o paciente inclina a cabeça, por exemplo, ou pode surgir na parte posterior do nariz e nos seios nasais.
As causas são variadas. No nariz, por exemplo, pode ser consequência de alguma outra doença respiratória que o paciente possui, como a sinusite e a rinite alérgica.
QUAIS OS SINTOMAS?
Alguns casos de pólipo nasal não causam nenhum sintoma e o paciente descobre por acaso, ao realizar algum outro exame que envolva o nariz.
Nos casos de sintomas, o paciente pode apresentar: coriza que não para; sensação constante de nariz entupido; respiração pela boca;
roncos; sensação de obstrução nasal; perda do olfato e do paladar; dor no rosto ou sensação de pressão no nariz; sensação de nariz pesado; dor de cabeça; coceira no nariz e nos olhos.
O TRATAMENTO
Em casos ais leves, pode ser tratado por meio do uso de medicamentos, como sprays aplicados diretamente no nariz, que ajudam a aliviar os sintomas e a diminuir a coriza, por exemplo.
Nos casos em que isso não é efetivo, o paciente pode ter que realizar um procedimento cirúrgico para a remoção, como foi o caso de Gal Costa.
A cirurgia é feita por dentro do nariz (por via endoscópica nasal) por meio de fibra ótica com o auxílio de vídeo, não sendo realizado incisões externas. A cirurgia demora cerca de 60 a 90minutos, dependendo da extensão da doença aos seios da face.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino