Mãe de Isis Valverde desabafa sobre luta contra o câncer: ‘abatida’

Por - 22/07/24 às 12:10

Lançamento da coleção VivaraIsis Valverde com a mãe. Foto: Manu Scarpa/BrazilNews

A pedagoga, advogada e escrivã aposentada Rosalba Nable, mãe da atriz Isis Valverde, compartilhou na segunda-feira, 22 de julho, no Instagram suas emoções e experiências desde o diagnóstico de câncer de mama. Aos 60 anos, Rosalba revelou as dificuldades e desafios enfrentados nesta batalha.

Lara, filha de Faustão, revela estado de saúde do pai

“Todas nós somos muitas mulheres. Umas muito jovens e apaixonadas pela vida. Outras vaidosas, imponentes e independentes. Algumas inquietas e barulhentas. Raras pensativas, sonolentas ou quase lentas. Mas nunca tão tristes. E então uma delas conhece o câncer. Um companheiro indesejado e silencioso que caminhava lhe segurando pela mão há mais de um ano. Exames, biópsias, cirurgias. Tudo feito muito rápido para exterminar o nódulo. Lhe disseram que era uma batalha e que devia lutar”, escreveu Rosalba em um dos trechos.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Ela detalhou como os tratamentos afetaram sua vida e identidade: “As armas e munições que lhe deram somente transformaram sua vida de protagonista em uma mera espectadora. E não havia escolha. Nem volta. Nenhum retorno. E todos diziam para enfrentar. Não ouse se render. Você não é de desistir. Você é uma guerreira. Mas a verdade é que o espelho mostra uma mulher cansada e abatida. Lágrimas lhe descem pela face. No peito muita dor e medo. Na alma, uma impotência infinita e implacável. No reflexo, inusitadamente, subsiste uma alienígena estranha. Uma mulher com muitas cicatrizes que atende pelo codinome ‘Tristeza’. Uma tristeza cinzenta. Feito tarde sem sol”, desabafou.

Diagnóstico

A mãe de Isis Valverde descobriu o câncer de mama em maio deste ano após uma série de exames decorrentes de uma sinusite crônica em 2023. Ela relatou a descoberta aos seus seguidores no Instagram. “Depois de uma sinusite crônica desde dezembro de 2023, 3 médicos, vários exames, muitos remédios sem resultados, fui conduzida a uma TC de pulmão que identificou alteração nos linfonodos da axila esquerda. Isso causou estranheza e foi pedido um US de mama. No dia 6/5, no US foi identificado um nódulo na mama esquerda e sinalizada a necessidade de uma biópsia imediata.”, explicou.

Simony faz imunoterapia e fala sobre ‘gotinhas milagrosas’

A pedagoga detalhou também o difícil processo pós-cirúrgico. “12h depois eu estava no quarto, com 3 drenos (2 na axila esquerda e um na direita). Minhas próteses de silicone foram retiradas de ambos os seios (quando coloquei não pensei em como seria na hora de tirar. Gente, eu não colocaria novamente, jamais, porque para retirar é muito doloroso e o corte é bem grande. Pensem bem antes, porque eu errei). Tive um retalho de músculo grande dorsal para reconstrução da mama esquerda, além de um corte nas axilas para retirada dos linfonodos contaminados (e já eram 4). Tudo muito doloroso e difícil. Não dá para romantizar”, lembrou.

Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha