O que é a síndrome da pessoa rígida? Entenda a doença que afeta Céline Dion

Por - 08/12/22 às 13:20

Céline Dion com expressão triste, de cabelos soltosCéline Dion optou por adiar a turnê e se dedicar aos cuidados com a saúde - Foto: Divulgação

A cantora Céline Dion revelou nesta quinta-feira, 08 de dezembro, que foi diagnosticada com a síndrome de stiff-person, ou síndrome da pessoa rígida (SPR). Considerada uma doença rara do sistema nervoso, a síndrome não tem cura.

Ela é caracterizada, principalmente, por uma rigidez muscular no tronco e membros e uma sensibilidade aumentada a estímulos como ruído, toque e estresse emocional, que podem desencadear espasmos musculares, sobretudo nos membros inferiores, como nas pernas e na região do glúteo.

Leia +: Eliezer descobre doença rara no coração. Saiba qual!

A síndrome também afeta a musculatura dorsal (das costas) e paravertebral (coluna vertebral), onde há aumento do chamado “tônus muscular”.

Por conta da rigidez, a pessoa afetada pode enfrentar problemas como dor intensa; fadiga muscular; musculatura tensa; dificuldade de ficar em pé; locomoção prejudicada e quedas.

Posturas anormais, muitas vezes encurvadas e enrijecidas, são características do distúrbio, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde (NIH – National Institute of Health), agência governamental do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

QUEM PODE TER A SÍNDROME

Ainda não há uma causa definida por cientistas. Contudo, já se sabe que síndrome afeta duas vezes mais mulheres do que homens e, na maioria das vezes, está associada a outras doenças autoimunes, como diabetes, vitiligo, anemia, tireoidite.

Leia +: Familiar diz que Céline Dion tem problemas de locomoção

 Os sintomas podem ser confundidos com outras doenças, como Parkinson, esclerose múltipla, fibromialgia e até ansiedade. O diagnóstico definitivo pode ser feito com um exame de sangue que mede o nível de anticorpos descarboxilase do ácido glutâmico (GAD) no sangue.

O tratamento é feito com medicamentos. Eles ajudam a controlar e melhorar os sintomas da síndrome da pessoa rígida, mas não cura o distúrbio.

CÉLINE DION SE EMOCIONA AO REVELAR ADOENÇA

Em seu vídeo, Céline aparece bastante emocionada ao falar de seu problema de saúde. Com os olhos lacrimejando, a cantora falou sobre sua paixão pela música: “Só sei cantar, é o que fiz toda a minha vida e é o que mais gosto de fazer. Sinto tanta falta, sinto falta de ver todos vocês, de estar do palco, me apresentando para vocês. Sempre dou 100% quando faço meus shows, mas minha condição não está me permitindo dar isso a vocês agora”.

Ao final, a artista afirma que a intenção de ter gravado a mensagem era avisar que vai focar em seu tratamento.

“Para eu entrar em contato com vocês novamente, não tenho escolha a não ser me concentrar na minha saúde neste momento e tenho esperança de que estou no caminho da recuperação. Este é o meu foco e estou fazendo tudo o que posso para me recuperar. Quero agradecer muito por seus incentivos, amor e apoio em minhas redes sociais. Isto significa muito para mim. Cuidem-se. Fiquem bem. Eu amo muito vocês e realmente espero poder vê-los novamente em breve”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino