Papa Francisco manda mensagem ao Brasil, mas não reza missa

Por - 05/03/25 às 11:40

que o Papa Francisco fala sobre casamento de padresO papa está internado desde o dia 14 de fevereiro - Foto: Reprodução/ Instagram @franciscus

O Papa Francisco passou a noite bem e acordou pouco depois das 8h (4h no horário de Brasília) desta Quarta-feira de Cinzas (5). Mesmo com o quadro de saúde estável, ele não participará das celebrações que marcam o início da Quaresma. O pontífice, de 88 anos, segue internado no hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, por conta de uma pneumonia dupla. O Vaticano informou que o líder da Igreja Católica “descansou bem durante a noite”.

No boletim médico divulgado na noite de terça-feira (4), a Santa Sé destacou que Francisco “não teve episódios de insuficiência respiratória, nem broncoespasmo”, sintomas que haviam surgido na segunda-feira. Os médicos optaram por manter cuidados intensivos. Durante a noite, o pontífice utilizou uma máscara de oxigênio, e pela manhã foi submetido à oxigenoterapia de alto fluxo, além de fisioterapia respiratória.

Papa Francisco ‘dormiu a noite toda’ após insuficiência respiratória

Segundo o boletim, “conforme planejado, a ventilação mecânica não invasiva será retomada até amanhã de manhã”. O prognóstico continua “reservado”. Por conta da internação, Francisco não presidirá a missa de Quarta-feira de Cinzas, quando os fiéis recebem a cruz de cinzas na fronte. Ele já havia perdido essa celebração em 2022, naquele ano devido a uma dor aguda no joelho. Além disso, o papa também ficará ausente dos tradicionais “exercícios espirituais” que reúnem a Cúria e a administração da Santa Sé no início da Quaresma.

Mensagem aos fiéis brasileiros e apoio à COP30

Mesmo hospitalizado, o pontífice enviou uma mensagem aos fiéis brasileiros. No texto, direcionado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ele manifestou apoio à Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. Francisco também falou sobre a necessidade de uma “conversão ecológica” da humanidade, ressaltando a importância de mudar “convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Ele reforçou o compromisso da Igreja com a cúpula climática COP30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). “O tema da Campanha da Fraternidade deste ano expressa também a disponibilidade da Igreja no Brasil em dar a sua contribuição para que, durante a COP30 do próximo mês de novembro, que se realizará no coração da querida Amazônia, as nações e os organismos internacionais possam comprometer-se efetivamente com práticas que ajudem na superação da crise climática”, declarou o papa.

Francisco então finalizou sua mensagem pedindo que os fiéis sigam rezando por ele. “Faço votos que a Campanha da Fraternidade seja novamente um poderoso auxílio para as pessoas e comunidades desse amado país no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e de compromisso concreto com a ecologia integral”, afirmou. Ele confiou esses votos à Nossa Senhora Aparecida e concedeu sua bênção apostólica ao povo brasileiro.

Os melhores momentos do BBB 25 você encontra no Kwai

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.