Preta Gil revela próximas etapas do tratamento, após sucesso em cirurgia

Por - 22/08/23 às 16:20

Preta Gil no hospitalFoto: Reprodução/Instagram @pretagil

Nesta terça-feira, 22 de agosto, Preta Gil conversou com os seguidores e anunciou que está livre de células cancerígenas. A cantora luta contra um câncer de intestino e passou por uma cirurgia de 14 horas na semana passada.

A filha de Gilberto Gil ainda falou sobre os próximos passos do tratamento para garantir a cura do câncer. A artista ainda vai passar por um processo de reabilitação que envolve uma bolsa de colostomia durante um período, e depois pretende manter os hábitos saudáveis para evitar outros problemas de saúde.

Francisco Gil, único filho de Preta, confirmou que a mãe não está mais com câncer. “Minha mãe tá bem! A operação foi um sucesso e o corpo dela não tem mais nenhum câncer. Obrigado por ter sido tão forte, mãe… A luta segue e estamos com você. Grato a toda a proteção e aos nossos orixás que sempre garantiram sua saúde e vida”, escreveu nos stories do Instagram.

Francisco Gil fala sobre recuperação de Preta Gil
Francisco Gil fala sobre saúde de Preta Gil – Foto: Reprodução/Instagram @franciscogil

Confira o relato completo:

“Meus amores, esperei tanto por esse dia para poder vir aqui e falar para vocês. Semana passada, eu me submeti a uma cirurgia para retirar o meu tumor do reto e essa cirurgia foi muito bem-sucedida, complexa, grande. Somente ontem nós tivemos o resultado final dela, porque o material foi para a análise patológica”, iniciou Preta.

“E chegou o resultado de que, sim, o meu corpo está livre de células cancerígenas. A cirurgia foi um sucesso, tivemos remoção total do tumor com margem. E isso quer dizer que, no momento, meu corpo está livre dessas células, mas a cura é um processo, a cura ainda envolve reabilitação que tenho que fazer para funcionamento do meu esfíncter, ainda vou ficar com a bolsinha durante três meses e depois reverto [o procedimento], porque ela é provisória”, disse a cantora.

Muitos pacientes com tumores no intestino precisam passar por um período de adaptação com bolsa de colostomia, que auxilia na saída das fezes do corpo. Por meio de uma abertura no abdômen, a bolsa fica anexa ao corpo e auxilia na recuperação pós-cirúrgica. Depois de um tempo, o procedimento pode ser revertido, como mencionado por Preta Gil.

Em seguida, ela falou sobre o apoio que recebeu de amigos, familiares e dos fãs. “​​Vou continuar me cuidando, com hábitos saudáveis, para que essa doença não volte. Muito feliz e muito grata aos meus médicos, a Deus, minha família, meus fãs, meus amigos, às pessoas que não me conhecem e mandaram orações de todos os cantos desse mundo. Foi algo muito forte. Tenho certeza que, como a quimioterapia, a radioterapia e a cirurgia, o amor também me curou”.

“Eu queria contar pessoalmente isso para vocês. Ainda estou no processo de reabilitação da cirurgia, que foi pesada, mas necessária e muito bem-sucedida. Quando eu estiver muito bem, a gente volta a conversar de novo. Amo vocês”, concluiu.

---