Renata Sayuri sobre vício: “Não tenha medo de procurar ajuda”

Por - 23/08/24 às 14:14

renata sayuri desabafando sobre vícioFoto: Reprodução/Instagram @renata.sayuri.37

Renata Sayuri, famosa por interpretar Kira no programa Band Kids, abordou abertamente os desafios que enfrenta com problemas psicológicos e vício em drogas. Em um vídeo publicado no Instagram, a atriz compartilhou detalhes sobre sua recente internação em uma clínica de reabilitação e destacou a importância de buscar ajuda profissional.

Gustavo Tubarão relata vício em pornografia: ‘Quero alertar’

A internação de Renata ocorreu em uma fundação em São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais. Ela primeiramente relatou que a difícil jornada começou há 20 anos, quando foi diagnosticada com problemas psicológicos: “Recentemente, eu tive uma internação. Não foi a primeira. Tenho transtorno bipolar. Faço tratamento há 20 anos. A última internação, por acaso, saiu na imprensa”.

“Não estou lutando contra uma doença ou um vício. Convivo com uma doença psiquiátrica há 20 anos”, afirmou. Renata também abordou a possibilidade de conviver com uma doença psiquiátrica, mencionando que, atualmente, há tratamentos eficazes que não existiam no passado. “É possível conviver com uma doença psiquiátrica. Hoje em dia, existe tratamento — que não existia anos atrás”, disse ela, em síntese.

Ela aproveitou para citar o caso do Hospital Colônia de Barbacena, onde milhares de pacientes morreram em condições desumanas até 1980, e afirmou que ainda existe curiosidade sobre os ambientes psiquiátricos devido a um histórico de práticas abusivas.

Renata Sayuri
Renata Sayuri estreou no SBT em 1997 – Foto: Reprodução/ Instagram @renata.sayuri.37

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Renata Sayuri reflete sobre mudanças na vida após diagnóstico

Renata Sayuri revelou que, ao receber seu diagnóstico, questionou os profissionais sobre como deveria lidar com isso em sociedade. “Há 20 anos, quando tive meu diagnóstico, procurei uma terapeuta psicanalista, e a questionei como deveria agir em sociedade, se eu poderia falar para as pessoas e contar meu diagnóstico. Com a experiência dela, ela achou que era melhor não”, contou a artista em seguida.

Segundo Renata, a terapeuta acreditava que, naquela época, a sociedade ainda usava as doenças como forma de segregar as pessoas. No entanto, Renata ressaltou que o cenário mudou ao longo dos anos. “Hoje, quando falo a respeito disso, não tenho mais o pavor ou o medo terrível de segregação, de preconceito, de ficar sem trabalho, sem amigos, de ficar à parte na sociedade”, afirmou posteriormente.

Renata enfatizou a importância de buscar ajuda e tratamento, especialmente para aqueles que enfrentam doenças mentais e vícios. “Quem tem doenças mentais, sofrimentos psiquiátricos e quem é adicto tem direito a procurar ajuda. Não tem que ter medo ou vergonha para procurar ajuda e tratamento a seus diagnósticos. Vivemos um momento melhor”, declarou ela, em suma.

Kanye West perde advogado, após relato de vícios

A atriz reforçou a necessidade de internação em alguns casos e mencionou que há hospitais preparados para acolher de forma humanizada tanto os adictos quanto os que sofrem de problemas psiquiátricos. “A internação, às vezes, é necessária. Há hospitais preparados para o acolhimento humanizado. Encontrarão profissionais preparados para acolher adictos, como também quem tem problemas psiquiátricos, como eu”, concluiu Renata Sayuri, por fim.

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.