Stênio Garcia volta a se exercitar após internação em estado grave
Por Raphael Araujo - 13/07/23 às 16:00
Conforme OFuxico noticiou, Stênio Garcia, de 91 anos, ficou internado em um hospital localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de janeiro. Ele passou por uma bateria de exames que detectaram um quadro de septicemia aguda. Na última sexta-feira, 07 de julho, o ator recebeu alta finalmente.
Em vídeo publicado em seu perfil oficial no Instagram, Stênio conversou com os seguidores e agradeceu todo o apoio dado durante a internação, e revelou que voltou a fazer exercícios depois de tudo que aconteceu, além de abrir o coração sobre os medos que possuía.
“Depois de quase uma semana no hospital eu tive alta para continuar me recuperando em casa e meu medo era de perder a autonomia e não conseguir mais voltar a andar e fazer as coisas sozinho, mas minha mulher e anja a Mari Saade insistiu em começar a me reabilitar com movimentos leves e necessários para o dia a dia e espero com muita fé e perseverança daqui a pouco conseguir retomar a minha rotina”, disse ele
“Peço que continuem na corrente de orações e sempre que for conquistando mais coisas vou dividir aqui com vocês que tanto oraram e torcem por mim e eu sou muito grato aos médicos do hospital Samaritano que me salvaram, a toda equipe de enfermagem e nutrição, a minha mulher que não me deixou um segundo e está em casa me reabilitando e a toda essa energia maravilhosa de orações que estou recebendo porque dias melhores estão chegando”, concluiu Stênio Garcia.
O QUE É SEPTICEMIA?
De acordo com o Site do Dr Drauzio Varella, septicemia, que também é conhecida como infecção generalizada, sepse, sépsis, é uma resposta do organismo para uma infecção, causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários, é uma doença potencialmente grave desencadeada por uma inflamação que se espalha pelo organismo diante de uma infecção, podendo levar a queda da pressão arterial, falência de órgãos, entre outros sintomas.
Stênio Garcia teve ‘boa evolução’ e ‘redução significativa das medicações’ antes de receber alta
Trata-se de uma doença complexa e potencialmente grave. É desencadeada por uma resposta inflamatória sistêmica acentuada diante de uma infecção, na maior parte das vezes causada por bactérias. Essa reação é a forma que o organismo encontra para combater o micro-organismo agressor.
Para isso, o sistema de defesa libera mediadores químicos que espalham a inflamação pelo organismo, o que pode determinar a disfunção ou a falência de múltiplos órgãos, provocada pela queda da pressão arterial, má oxigenação das células e tecidos e por alterações na coagulação do sangue.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.