Tetralogia de Fallout: Saiba tudo sobre a doença do filho de Cristiano, da dupla com Zé Neto

Por - 05/06/23

filho de cristiano

Cristiano, da dupla com Zé Neto, revelou que seu terceiro filho, Miguel, nascido nesta última sexta-feira, 2 de junho, sofre com uma doença cardíaca chamada Tetralogia de Fallout, que provoca anomalias cardiovasculares no paciente.

O diagnóstico afeta um bebê a cada 3,6 mil nascidos e geralmente é feito ainda na fase pré-natal, por meio de exames de imagem como o ecocardiograma fetal.

O QUE É A TETRALOGIA DE FALLOUT

A doença se caracteriza por diversas malformações no músculo cardíaco, aorta e na válvula pulmonar, piorando a circulação sanguínea pelo pulmão, o que permite que o sangue pobre em oxigênio seja lançado para o organismo. Por conta disto a pele adquiri uma coloração azulada, uma condição chamada cianose.

SINTOMAS

Sintomas mais leves podem surgir, como palidez, moleza e letargia, e devem ser comunicados ao médico. Mas, caso apareçam sintomas mais graves, como crises de falta de ar e a coloração azulada em algumas partes do corpo, levar imediatamente à emergência.

EXPECTATIVA DE VIDA

Caso a Tetralogia de Fallout não for tratada, ela apresenta um índice de mortalidade muito alta. Confira um trecho do artigo “Tratamento Cirúrgico da Tetralogia de Fallot no Adulto”:

“Estudos realizados sobre a evolução natural da tetralogia de Fallot, demonstram que apenas 11% desses pacientes atingem os 20 anos de idade. A mortalidade é bastante alta (36%) no primeiro ano de vida, diminuindo gradualmente até os 10 anos de idade, quando então se estabiliza, passando a apresentar uma taxa anual constante em torno de 6,4%. Em decorrência desse fato, apenas 11% dos pacientes com tetralogia de Fallot estarão vivos aos 20 anos, 6% aos 30 e 3% aos 40 anos”.

TRATAMENTO

O questionamento que fica é: Tetralogia de Fallout tem cura? Não exatamente, já que o paciente que for diagnosticado com a patologia precisa consultar um cardiologista a vida toda.

Entretanto, o tratamento mais indicado é a realização de uma ou mais cirurgias para corrigir as malformações, com a primeira sendo feita até os seis meses de idade.

MIGUEL VAI PASSAR POR CIRURGIA

No Instagram, Cristiano desabafou sobre o diagnóstico do filho de Tetralogia de Fallout e revelou que Miguel vai passar pela cirurgia indicada pelos médicos como tratamento.

“Há 3 meses atrás, nosso filho, desde a barriga da sua mamãe, foi diagnosticado com Tetralogia de Fallot. Aquilo foi um choque, me perdi completamente, o medo dominou meu corpo, mente e alma, pensar na possibilidade de perder meu filho. Chorei muitas noites sozinho, só eu e Deus”, começou.

O cantor relembrou que, após o nascimento, Miguel precisou ficar na UTI alguns dias, antes mesmo dele e da esposa pegarem o filho no colo.

“Eu tinha que ser forte e estar forte e passar segurança a minha esposa, minha família, mas sabe de onde veio tanta força? De Deus. Miguel resolveu nascer, e desde o início sabíamos que ele ficaria na UTI, por uns 5 a 7 dias, talvez precisasse de cirurgia, antes mesmo de podermos pegar ele no colo! O cenário não era bom, mas ‘Quem como Deus’, não é mesmo? Miguel está bem, acaba de ter alta da UTI. Antes mesmo das 48 horas”, contou.

Ele ainda disse que a esposa o fez “restaurar a fé” e contou que o nome do filho mudou ao longo da gravidez.

“Ana Paula, eu te agradeço, por ter me ajudado a restaurar minha fé. Deus te usou muito, usou sua fé, você foi fundamental, é intercessora dessa história, nos fortalecemos juntos, admiro sua fé. Você nunca amoleceu e sempre confiou, quando disse que ele iria se chamar Miguel, você confiou e abraçou, sem questionar, mesmo eu sabendo o quanto você queria o nome Bernardo. Você não pensou em nada, somente acreditou nas promessas! Obrigado a todos os que ajudaram a carregar minha maca, vocês não deixaram minha fé fraquejar em momento algum”, continuou.

“Miguel tem cardiopatia congênita, ainda vai passar por uma cirurgia pra corrigir seu coraçãozinho, mas quer saber?! Já deu tudo certo”, finalizou Cristiano.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!