‘A Chorus Line’ volta aos palcos e reúne gerações em noite histórica

Por - 25/09/2025 - 12:48

Elenco original de Chorus LineAtrizes da versão original de 'A Chorus Line' - Foto: Edu Araujo/ AgNews

A noite de quarta-feira, 24 de setembro, marcou a volta triunfal de “A Chorus Line” ao Brasil. O musical, considerado um clássico da Broadway, estreou em sessão VIP no Teatro VillaLobos, em São Paulo, onde ficará em cartaz pelos próximos meses.

Saiba mais sobre ‘A Chorus Line’

O clima de celebração tomou conta da plateia ao final do espetáculo, quando os atores da montagem atual dividiram o palco com nomes que fizeram parte da primeira versão apresentada no país, em 1983.

Elenco de ontem e de hoje

Um dos momentos mais aguardados, aliás, foi a presença de Raul Gazolla. Isso porque o ator participou da montagem original de ‘A Chorus Line’ e, agora, aos 70 anos, interpreta Zach, diretor da audição que conduz a narrativa.

Ele se reencontrou com colegas como Totia Meireles, Roberto Lima, Maria Lucia Priolli, Márcia Albuquerque, Katia Bronstein, Nadia Nardini, Guilherme Leme, Ruben Gabira, Alonso Barros, Rogério da Col, Maiza Tempesta, Ricardo Bandeira e Augusto Pompeo.

Alguns artistas da primeira versão não dançaram, mas fizeram questão de prestigiar a sessão. Entre eles estavam Carolina Shorter, Regina Restelli, Sheila Dorfman, Viviane Alfano, Beto Regina, Regiane Salmoiraghi, Angel Morsi, Sergio Funari e Susana Yamauchi. Desse modo o reencontro emocionou fãs e artistas que acompanharam de perto a trajetória do espetáculo no Brasil.

Uma audição que virou fenômeno

Diferente de produções grandiosas da Broadway, o musical se passa em um palco vazio. Assim a história acompanha uma audição para um novo espetáculo em Nova York. Sob a condução do diretor Zach, 17 bailarinos disputam oito vagas e, no processo, revelam dramas pessoais, sonhos bem como desafios da vida artística.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!       

A nova montagem ganhou versão assinada por Miguel Falabella e direção de Bárbara Guerra. Já em 1983, a produção só chegou ao país graças a Walter Clark, então diretor-geral da TV Globo. Na época, Claudia Raia fez parte do elenco e logo se tornou um dos grandes destaques do teatro musical brasileiro. Totia Meireles também reviveu a emoção de subir ao palco com a obra, descrevendo o momento como surpreendente.

O ator Mateus Carrieri recordou o impacto que o espetáculo causou em sua vida. Ao chegar ao Rio de Janeiro em 1984, dividiu apartamento com dois artistas do elenco: Eduardo Martini e Vivian Nelfano, experiência que marcou o início de sua trajetória na arte.

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino