Fernanda Montenegro recebe homenagem emocionante
Por Flavia Cirino - 30/06/2025 - 12:00

No encerramento da temporada de “Territórios do Amor”, apresentado no domingo, 29 de junho, o dramaturgo Gabriel Chalita surpreendeu a plateia com uma homenagem comovente a Fernanda Montenegro, presente entre os espectadores no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro.
Fernanda Montenegro vive heroína real em novo filme do Globoplay
O autor, ao subir ao palco, pausou a cerimônia para destacar a importância da atriz. Em tom acima de tudo reverente, afirmou: “Aqui nesse teatro hoje, uma pessoa que é inspiração para todos nós. Uma mulher que a gente tem a honra de viver no tempo dela, de ver o seu talento no palco, nas telas, mas acima de tudo, o seu talento na vida. Que honra ter aqui essa luz que nos inspira, que é Fernanda Montenegro.”
Em seguida, o microfone foi até a atriz, que fez questão de retribuir a homenagem. Com gratidão e entusiasmo, elogiou o empenho coletivo da produção.
Aplausos de pé para Fernanda Montenegro
A veterana atriz destacou cada aspecto do espetáculo e enalteceu a dedicação da equipe. “Eu quero saudar esse elenco maravilhoso, esse acompanhamento musical maravilhoso. Eu imagino essa retaguarda maravilhosa”, afirmou, antes de mencionar Chalita diretamente: “Eu quero saudar você, meu amigo, responsável por esse texto e nosso amigo por ser nosso diretor por conta desse trabalho maravilhoso.”
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Durante o discurso, pontuou a dificuldade de reunir talentos em sintonia. “Não é fácil juntar tantos talentos em pé de igualdade. Sempre alguém é um pouco menos do que o outro. Mas vamos juntos, entendeu?”
Fernanda concluiu refletindo sobre a força do teatro diante das adversidades. “O Teatro não morre. Tem crise no mundo, crise no país, os teatros estão cheios e aí a gente vem aqui e vê esse espetáculo tão comungado, essa plateia, então, o mundo pode estar indo embora, mas nós estamos vivos.” A resposta do público veio em forma de aplausos em pé.
A montagem gira em torno das paixões das grandes vozes femininas da era de ouro do rádio. As personagens, entre elas Dolores Duran, Dalva de Oliveira, Maysa, Maria Callas, Mercedes Sosa e Edith Piaf, surgem a bordo de um navio no purgatório, onde relembram os amores vividos.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino
























