Manoel Soares prestigia lançamento de peça inspirada em sua obra antirracista
Por Redação - 28/07/23 às 12:12
Manoel Soares prestigiou na noite desta última quinta-feira, 27 de julho, o lançamento da peça “Para Meu Amigo Branco”, inspirado em sua obra autoral.
A produção estreou na Arena do Sesc Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, e foi dirigida por Rodrigo França. A história conta um episódio de racismo entre crianças de uma escola.
Além de Manoel, personalidades como Serjão Loroza, Luana Xavier, Rafa Sieg e Aline Borges também fizeram questão de assistir o espetáculo.
A PEÇA
Sobre o espetáculo, o diretor analisa: “É um dos poucos espetáculos no país que coloca a branquitude nua. Normalmente, nós, pessoas pretas, somos colocadas como objeto, elemento de pesquisa, ou estamos falando para nós mesmos. Estamos falando para a branquitude de uma forma muito direta”.
“A encenação e o cenário não dividem palco e plateia: é tudo uma coisa só. É uma história para ser contada de uma maneira muito direta”, complementa.
Mery Delmond, autora da peça junto com Rodrigo, disse que ela e o parceiro visitaram diversos colégios para escrever a obra: “A partir do olhar sobre a branquitude, a peça desnuda as problemáticas do racismo e localiza o ‘sujeito branco’ como um indivíduo racializado dentro da estrutura de uma sociedade ainda tão racista como a nossa”, diz.
Manoel Soares fez uma reflexão sobre a importância da peça e a situação do racismo no Brasil: “Tudo que os pretos têm de positivo acaba sendo ofuscado pela agenda da dor. Essa agenda só vai deixar de existir se for dividida com as pessoas de pele clara”, analisa o comunicador e ativista.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.