Martinho da Vila é exaltado em musical dirigido por Miguel Falabella
Por Flavia Cirino - 10/01/25 às 19:00
Fazendo uma homenagem às raízes africanas de Martinho da Vila, o espetáculo “Martinho, Coração de Rei – O Musical” estreou no rio na noite de quinta-feira, 9 de janeiro. Dirigido por Miguel Falabella, o musical transporta o público para a essência da vida e obra do mestre sambista, no Teatro Riachuelo.
Martinho da Vila inova e grava com L7NNON
“É uma celebração à rica história do samba e à trajetória de um ícone da música popular brasileira”, destaca a dramaturga Helena Theodoro, que se baseou em sua pesquisa sobre o continente africano e na biografia Martinho da Vila: Reflexos no Espelho.
O musical explora a força cultural da Folia de Reis, lendas e mitos afro-brasileiros, e as grandes rodas de samba, incluindo participações especiais de renomados sambistas.
No elenco, destacam-se os netos do sambista, Dandara e Guido Ventapane, ao lado de 20 atores-cantores-bailarinos e uma orquestra composta por oito músicos. A produção é uma homenagem à família, à música e à cultura negra brasileira.
Produção sobre Martinho movimenta economia criativa
Com mais de 300 profissionais envolvidos diretamente e indiretamente, o espetáculo é um marco na produção teatral brasileira. “Martinho, Coração de Rei” conta com 250 figurinos assinados por Cláudio Tovar, confeccionados por mulheres egressas do sistema prisional em parceria com o Instituto Humanitas360.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
A cenografia criativa e uma trilha sonora marcante, com sucessos de Martinho da Vila, completam a experiência. Dividido em dois atos, o musical possui 150 minutos de duração, incluindo um intervalo de 15 minutos.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino