Conheça o Ateliê TRANSmoras, participantes do ‘The Wall’
Por Murilo Rocha - 10/04/23 às 11:45
Na noite de domingo, 9 de abril, o “The Wall”, quadro do “Domingão com Huck”, foi recheado de representatividade com o Ateliê TRANSmoras, com Vicenta Perrotta e Antônia Moreira. As duas desafiaram a parede e saíram da atração sem nenhum centavo, mas conseguiram aparecer em um horário nobre, quebrando paradigmas. Antes de mais nada, foi aberto um financiamento coletivo para um fundo emergencial, que você pode ajudar aqui.
Leia+ Linn da Quebrada emociona em despedida do “Dança dos Famosos”
Nas redes sociais, o ateliê conseguiu alcançar 18 mil seguidores, após a participação no programa Global: conheça clicando aqui!. Durante o programa, vale destacar que Antônia acertou 4 de 6 perguntas em um desempenho fenomenal e com um raciocínio lógico de dar inveja, que deixou Luciano Huck impressionado. Vicenta também se destacou em um momento muito importante em que ela fez um grande apelo as famílias de pessoas trans:
“O primeiro passo é você pensar em não rejeitar essa pessoa. Para além do que você considera, não é sobre você, é sobre ela. Se é tua filha, teu filho, se é uma pessoa não binaria…. Você tem que ouvir e acolher. Se você não acolher, você está jogando para a morte.”
Leia+ “The Wall”: Viúvo de participante volta ao Domingão e emociona
Com Luciano ressaltando a expectativa baixíssima de vida, de apenas 35 anos de uma pessoa trans, Vicenta também pontuou quando o processo de acolhimento acontece no Ateliê:
“Ela chega completamente devastada. A família joga essas crianças nas ruas. Muitas pessoas estão na margem de pobreza, e é outro processo de necropolítica. Mas, já tive casos de professoras de universidade, então, o que você está ensinando para o outro? Expulsando a sua filha trans porquê? Ignorância, preconceito… Eu acho que as pessoas precisam entender que não é sobre você. É sobre acolher, ouvir, respeitar”.
A HISTÓRIA
O ateliê TRANSmoras é um espaço de produção de arte, moda e cultura com um enfoque na comunidade Trans. É localizado na Moradia Estudantil da Unicamp e é fundado por Vicenta Perrota, estilista e ativista. Fundado em 2013 e com diversas pessoas da comunidade LGBTQIAP+, o ateliê aperfeiçoa e produz projetos com tecnologias sociais, focando no empoderamento econômico e intelectual. Também já desenvolveram projetos com a coletividade MARSHA!, com o CCSP (Centro Cultural de São Paulo), SESC SP, Casa do Povo, entre outros.
Como visão, o TRANSmoras tem como objetivo se tornar uma plataforma sólida com movimentação artística e de produção simbólica, com o material de pessoas transsexuais e travestis, tornando possível a prosperidade entre todos.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha