Fãs pedem cancelamento de ‘Falas de Orgulho’, após beijos LGBTQ+ censurados

Por - 13/06/23 às 07:30 - Última Atualização: 12 junho 2023

À esquerda, Clara e Helena de "Vai na Fé"; à direita, divulgação do especial "Falas de Orgulho"Fotos: Reprodução / TV Globo; Divulgação / Twitter

Com um histórico de cortar beijos LGBTQ+ das novelas, a TV Globo anunciou que o especial “Falas de Orgulho” irá ao ar no próximo dia 26. O programa vai ao ar durante a madrugada e tem como intuito combater a homofobia, no mês do orgulho.

No entanto, a ação está sendo amplamente criticada nas redes sociais. Os internautas acusam a emissora de ser homofóbica e usar o programa para limpar sua imagem. A acusação se deve aos beijos LGBTQ+ censurados em novelas nos últimos meses.

RELEMBRE OS CORTES

Em maio, a emissora decidiu cortar diversos beijos entre as personagens Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman), da novela das sete “Vai na Fé”. O caso teve forte repercussão e foi amplamente criticado nas redes sociais, mas os dramaturgos mantiveram a decisão.

Somente nesta semana, após muita revolta dos fãs, foi confirmado que o beijo será exibido no capítulo 135 da novela, que vai ao ar na semana que vem. A informação é da coluna de Patrícia Kogut, do jornal OGlobo.

Além do casal de mulheres, Vini (Guthierry Sotero) e Yuri (Jean Paulo Campos) também tiveram cenas editadas na trama. A emissora optou por deixar a troca de carinho entre os dois subentendida, com um desvio de câmera bem na hora que o beijo aconteceria.

Também em maio, outros beijos foram cortados da série “Aruanas”, original do Globoplay, que é exibida às terças-feiras na TV aberta, depois de “Terra e Paixão”. O beijo entre Olga (Camila Pitanga) e Ivona (Elisa Volpatto) estava presente na versão original, mas foi ao ar na televisão com cortes.

Em reação ao veto, Camila compartilhou o vídeo do beijo nas redes sociais. “Olga e Ivona inventando a química em Aruanas. Aqui tem beijo, beijão, beijaço, só escolher seu preferido”, escreveu na legenda.

Em um debate sobre o motivo dos cortes, o público levantou a possibilidade de que a intenção da TV Globo seja manter a parcela conservadora dos espectadores, grupo que a rede tenta conquistar, principalmente com “Vai na Fé”.

REAÇÃO DOS FÃS

Desde a divulgação do episódio especial “Falas de Orgulho”, os telespectadores vem chamando a emissora de homofóbica e hipócrita. Ao falar sobre a falta de campanhas LGBTQ+ na televisão, uma internauta citou o caso da rede Globo.

“Enquanto isso, vem a TV Globo querendo exibir ‘Falas de Orgulho’, querer mostrar uma falsa diversidade na TV enquanto a hipocrisia rola solta nas novelas”, escreveu no Twitter.

“O Globo, muda o nome do programa pra ‘CALA O ORGULHO’ porque com a presepada que vcs estão fazendo com “vai na fé” cortando as cenas dos beijos entre Clara e Helena, e jogando cenas pesadíssima de assédio e abuso, vcs não estão podendo falar nada sobre o orgulho!”, disse outra.

Outro espectador comentou um tweet sobre o corte da cena de Yuri e Vini se beijando: “E isso em pleno mês do orgulho pra depois passar o especial de falas kk vai a m*rda sabe”, disse.

Uma terceira deu sua opinião sobre a forma como a campanha foi conduzida. “A galera só percebendo agora que a Globo é homofóbica e que só usa o Falas de Orgulho como ferramenta pra cooptar uma luta legítima e resumir a ‘direito de amar’ sendo que a galera LGBTQIA+ tá lutando pra não só amar, mas sobreviver e ter vida digna”, começou.

“A emissora sempre fez a comunidade de chacota, seja em novela ou programas de humor. Tem que ser reaça ou muito ingênuo pra achar que eles adotaram discurso de inclusão porque realmente se importam com algo enquanto apoiam políticas econômicas que prejudicam minorias”, criticou.

O público também criticou o novo “chefão” da TV Globo, Amauri Soares, que vem orientando os autores a amenizarem os romances LGBTQ+. O diretor dos estúdios sugeriu que uma possível “cura gay” aconteça nos próximos capítulos de “Amor Perfeito”, com Érico (Carmo Dalla Vecchia) se apaixonando por Verônica (Ana Cecília Costa).

“O responsável pelos cortes nas novelas Vai na Fé, Terra e Paixão e agora cura gay em Amor Perfeito, parabéns TV Globo pelo mês do orgulho, só não esquece de tirar Falas de Orgulho, porque tá feio viu, fica meio contraditório”, escreveu uma internauta.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.