Fernanda e Pitel ganham liberdade completa em programa de TV
Por Raphael Araujo - 07/06/24 às 16:09
(atualizado às 17h11)
Da cama do BBB diretamente para a cama (e as telas) do Multishow! Pitel e Fernanda Bande vão se reencontrar no comando de “Na Cama com Pitanda”. A dupla que causou no BBB 24 vai receber convidados no seu lugar favorito durante o confinamento: uma cama!
Fernanda Bande chora ao realizar sonho de conhecer Djavan. Video!
A dupla, que ficou conhecida como “Pitanda”, vai bater um papo divertido com famosos, além de dar um toque de desenvoltura e destempero ao programa. A partir do dia 10 de junho, atração terá 10 episódios que serão exibidos de segunda a sexta, às 20h30, e estará disponível também para assinantes Globoplay + Canais.
Deborah Secco, Diego Martins, Diogo Defante, Ed Gama, Evelyn Castro, Jonathan Azevedo, Mari Gonzalez, Valentina Bandeira, Vitor Dicastro e Yasmin Brunet são os convidados que irão se juntar às ex-sisters para uma conversa animada e repleta de revelações e dinâmicas inspiradas na vivência da dupla durante o confinamento.
Em coletiva de imprensa, na qual OFuxico esteve presente, Fernanda e Pitel estiveram presentes para dar detalhes da atração, além da diretora, Patricia Cupello, que começou falando: “Teremos estreia segunda-feira desse programa, que pensamos em fazer endo uma extensão do papo e carisma que Fernanda e Pitel tinham no programa quando conversavam na cama”.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
“Elas comandarão a forma, posição maneira que quiserem, o queremos que elas conversarem e resenhem. Óbvio que a Touca e Viseira, objeto tão importantes da identidade visual delas estarão presentes, teremos muito quadros, e elas nem sabem quais perguntas poderão ser feitas, pois queremos bastante espontaneidade da parte deles”, completou a diretora.
Fernanda e Pitel ganharam liberdade completa
Fernanda e Pitel garantiram que ganharam muita liberdade no programa de todos os envolvidos: “A Patrícia da muita liberdade de sermos nós mesmas, que foi o que conquistou o Brasil, e isso é muito prazeroso”, garantiu a alagoana, em suma.
“Faço as palavras dela as minhas. Sempre escutei desde a primeira reunião ‘sejam vocês mesmas’, e é muito fácil quando temos essa liberdade. Eu já tive contato com câmera, estou familiarizada, mas ainda tem novidades, como decorar texto, gravar um conteúdo por completo. Todavia, há um carinho mantido, e essa liberdade que temos talvez nunca será igual em próximos projetos”, afirmou a confeiteira.
Aliás, os convidados tiveram participação e decisão da dupla: “Todas as escolhas tiveram cuidado da produção, que buscou deixar a gente muito confortável, então pudemos opinar nos convidados e poder ver quem gostaríamos de entrevistar”, contou Pitel.
“Sondaram alguns nomes conosco, não só pessoas próximas, mas também quem gostaríamos, pois é nosso programa, e podemos realizar um sonho. Nem todo mundo infelizmente a agenda batia, então a produção vinha com sugestões que achavam que combinava com a gente, e deu tudo muito certo, fluiu muito bem”, explicou Fernanda, em síntese.
“Deixamos para gravar bem em cima, afinal, queríamos esse ‘quente’, essa espontaneidade das meninas. E, claro que cada convidado é um evento por si só, e vai deixar sua marca no episódio. Inclusive nem repetiremos muitos quadros todo dia para não ficar uma coisa engessada, mas sim bastante sincera, que é o grande diferencial que as meninas vão entregar”, apontou Patrícia.
Olhar cuidado da produção
Fernanda posteriormente contou: “Tudo foi em conjunto, estamos sempre alinhados, e eu e a Pitel estamos dispostas a aprender. Quando eles vêm com um caminho, a gente reconhece que é um olhar profissional, e aceitamos não por abaixar a cabeça, mas porque eles conhecem melhor. E até falamos que eles ‘nos conheciam muito bem’, graças ao talento deles”.
“Recebemos sempre textos de TP e perguntam e está legal, se estamos confortáveis, sempre preocupadas”, completou Pitel. “Queríamos deixar elas o mais natural possível com roteiro, então nosso TP é mais o tópico do conteúdo, para ajudar a conduzir, uma segurança. Mas elas estão livres para var e poder desenvolver como quiserem”, garantiu Patricia.
Em seguida, a diretora contou que Valentina Bandeira será a primeira convidada atração, enquanto “Pitanda” revelaram que Ana Clara foi uma das convidas que não pode ir por estar ocupado com o “Estrela da Casa”. Preta Gil também não pode ir, e Tadeu Schmidt está de férias, não sendo uma grantia sua aprticipação. “Queremos uma segunda temporada com todo eles (risos)”, disse Pitel, e Fernanda concordou.
Aliás, Patricia reforçou como apesar de ser gravado, “Na Cama com Pitanda” é quase ao vivo: “A gente grava em um dia e aí no outro está endo lançado, então vamos acompanhar muito as reações. Eu sou diretora de ‘ao vivo’, e faz parte da minha direção ter esse quente. Logo, as surpresas podem ir surgindo conforme a reação do público”.
Estabilidade e entretenimento
No decorrer da coletiva Fernanda contou que já teve experiência com televisão ao fazer uma ponta como figurante, e que sonhava desde lá voltar à essa atmosfera, e está muito feliz com a oportunidade de adentrar novamente esse mundo.
Pitel está tendo sua primeira experiência, e segue deslumbrada: “Tenho me encantado com o dia a dia da TV, os bastidores de um programa, e quero me especializar para continuar na TV como apresentadora, e agradeço a oportunidade de estar à frente de algo tão grande assim”.
Aliás, elas relataram como era impensável essa oportunidade: “Impossível imaginar esse cenário, e com o Fadas sendo muito disputado, não quisemos entrar nessa onda, e então encontramos uma cama de casal no Gnomo, e surgiu a oportunidade de e instalar ali”, declarou a confeiteira.
“Não queríamos entrar na briga, e como a maioria das meninas queria o Fadas e os meninos do Gnomo não queriam dormir junto na cama de casal, cederam para a gente (risos)”, relembrou a assistente social. Inclusive, a amizade delas, não era vista por ambas como “potencial lucrativo”.
“Eu estava lá pelo três milhões, não esperava sair com trabalho ao lado de alguém. Até aplicava aquela frase, amigos, amigos, negócios à parte. Então jamais esperava”, disse Fernanda. “Jamais imaginamos que nossa amizade seria um referencial de programa. Planejávamos viajar, viver outras aventuras, nunca imaginamos que um programa faria parte da nossa história, mas que bom que reconheceram nossa verdade e potencial juntas”, falou Pitel.
Aliás, a ex-sister de Niterói garantiu que é apenas o começo: “Eu entrei buscando estabilidade para viver com meus filhos, e ainda não encontrei isso. O programa é meu auge até aqui, mas não sei o que o futuro vai ser depois dele. Eu tenho muitos sonhos, e vou realizar todos eles!”.
Fernanda e Pitel comentam cultura do cancelamento
Outro grande assunto comentando por Fernanda e Pitel além da liberdade que ganharam com o programa, foi a cultura do cancelamento, e como elas lidam/lidaram/lidarão com essa consequência da fama: “Estava falando disso com um influencer hoje, e minha experiência foi há 12 ano atrás como figurante, e não tinha esse poder que a internet tem hoje, além de figurantes não são vistos com muita ‘grandiosidade’”, Fernanda começou.
“Eu entrei na casa como uma pessoa normal, nunca me preocupei com repercussão na internet pois não entendia qual o impacto de um possível ‘cancelamento’ e de pessoas me seguindo e acompanhando tudo que faço e falo”, desabafou ela, em síntese.
“Hoje entendo melhor com meus seguidores e roupas que usei esgotarem em lojas, mas apear de entender isso, não me preocupo com esse peso, quero focar nos meus sonhos, não no que pensam de mim ou falam sobre mim”, completou a confeiteira, em suma.
Pitel então refletiu: “A internet pode ajudar a te elevar ou te atrapalhar, e nisso ignorar tudo que você fez na vida só para te criticar. […] Ela tem poder de enviesar um olhar sobre uma pessoa, como quando me criticaram por ser ‘bicuda’, e apesar de isso ter mexido como por semanas, parei para pensar que o que quero é mais importante que isso, e não vou ser resumida a uma situação, pois sei quem eu sou’”.
Consequências de cancelamento e fake news
A confeiteira refletiu: “Vão inventando e criando história sobre você no cancelamento que a história real/original e perde, e muitas vezes, o cancelamento gera uma vida sua que você nem sabia que existia”. “Você perde a narrativa da sua vida, comentam uma história inventada como se fosse verdadeira, mas eu vou ver e nunca disse aquilo”, complementou a assistente social.
“Nem podemos rebater porque senão vira que estamos brigando com os fãs. Por isso e blindar é essencial. […] Tudo que viram ali é uma pontinha de algo, não resume minha vida, mas povo acha que pode me definir pelo que viu lá, e quer me ver assim”, criticou Fernanda.
Pitel, por fim, concluiu desabafando: “Nunca fui desonesta com ninguém, pois acho que uma verdade dói menos que um mentira que engana. Somos todos seres humanos que erram e acertam, e que as pessoas precisam liar da forma que são e com a verdade do mundo, que pode ser cruel, mas também amor. Dias ruins acabam, e superar isso é bom e melhor com honestidade. Por isso nosso programa vai transmitir tudo isso, essa sinceridade e leveza, e nada mais importará”.
“Na Cama com Pitanda” estreia no dia 10 de junho, às 20h30, e será exibido de segunda a sexta-feira no Multishow, com toda a liberdade que Fernanda e Pitel ganharam para apresentar a atração. A produção é dos Estúdios Globo, produção de Valéria Amaral, Direção Geral de Patrícia Cupello, Direção de Warllem Machado e Direção de Gênero de Mariano Boni.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.