Maria Zilda processa Globo e questiona valores pagos por reprises

Por - 18/10/24 às 08:19

Maria Zilda BethlemMaria Zilda Bethlem - Foto: Roberto Filho/ Brazil News

A atriz Maria Zilda Bethlem entrou com uma ação judicial contra a TV Globo, questionando os valores recebidos pelas reprises de novelas exibidas no canal Viva. A atriz, que atuou em várias produções entre as décadas de 1970 e 2010, busca uma revisão dos pagamentos pelas reexibições de suas obras.

O processo foi protocolado na última terça-feira na 28ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Segundo documentos obtidos pelo jornalista Gabriel Vaquer, do F5, da Folha de São Paulo, Maria Zilda alega que, durante os 40 anos em que foi contratada pela Globo, não havia uma legislação clara sobre os pagamentos referentes às reprises em canais de TV por assinatura ou plataformas de streaming.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

A defesa da atriz aponta que os “direitos conexos” ficaram confusos, o que resultou em valores baixos e sem transparência. Ela também destaca que a emissora não explicou os cálculos feitos para esses pagamentos, levantando questionamentos sobre sua adequação ao mercado atual.

Reclamações anteriores contra a Globo

Essa não é a primeira vez que Maria Zilda critica publicamente a Globo. Em 2020, durante uma live com a também atriz Maria Padilha, ela revelou ter recebido apenas R$ 237,40 pela reprise da novela “Selva de Pedra” (1986) no canal Viva.

“Pela lei, a gente ganha 10% de tudo o que ganhou na novela durante um ano. Então, para você ganhar R$ 237, é porque você ganhava isso por mês”, desabafou na época.

Diversos nomes da televisão, como Mateus Solano, Tuca Andrada, Sergio Marone e Sonia Braga já manifestaram descontentamento com os valores recebidos pelas reprises.

No processo, Maria Zilda não especifica um valor exato, mas solicita que a Justiça determine um pagamento proporcional às reprises de suas obras, com base em 10% do valor estimado de cada produção.

De acordo com a publicação, a Globo ainda não foi intimada e o caso aguarda a designação de um juiz para dar continuidade ao processo.

Tags: ,

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.