Saída de Vera Magalhães da TV Cultura causa mal-estar

Por - 07/01/2026 - 15:52

Vera MagalhãesCultura

A saída de Vera Magalhães da TV Cultura virou uma polêmcia nas redes sociais. Tudo começou quando a própria jornalista contou que foi surpreendida com a decisão e que houve uma “quebra de acordo” por parte do canal.

Diante da burburinho na web, a TV Cultura resolveu explicar o caso.

..

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

“Em referência ao desligamento da jornalista Vera Magalhães da apresentação do Roda Viva, a TV Cultura ressalta que um dos sucessos do programa está justamente na rotatividade de seu comando ao longo de décadas”, começou a nota da emissora, enviada à imprensa.

“Vera Magalhães esteve à frente do Roda Viva nos últimos seis anos e manteve a relevância do programa durante este período. Como uma das mais importantes TVs públicas do país, é da natureza da emissora abrir oportunidade para novos apresentadores, que trazem sua contribuição ao já consagrado formato”, declarou.

“A diversidade de jornalistas na bancada, vindo dos mais diversos veículos de comunicação do país, também contribui para o debate público das questões que impactam o Brasil e o mundo”, observou, antes de completar:

“No ano em que completa 40 anos, um dos programas mais prestigiados da televisão brasileira será renovado e dará continuidade ao seu relevante papel, trazendo um novo nome para o time de apresentadores que fizeram a história do Roda Viva. A Cultura agradece a Vera Magalhães por sua longa contribuição ao Roda Viva e ao jornalismo público”, concluiu.

O que Vera disse?

Vera Magalhães revelou que, por decisão da TV Cultura, vai deixar o comando do Roda Viva após seis anos.

“Venho por meio desta comunicar que, por decisão da TV Cultura, deixo de apresentar o Roda Viva a partir de fevereiro. Em reunião em 10 de dezembro de 2025, tinha acertado a renovação do meu contrato por mais um ano. Eu mesma alertei que seria importante renovar por apenas um ano e fazer a transição no programa, uma vez que esta seria a minha sétima temporada”, escreveu ela.

“Falei do meu desejo de coroar este ciclo virtuoso para o programa com a celebração dos 40 anos e a cobertura eleitoral. Ficou tudo acertado com a direção da emissora neste sentido e fui avisada de que seria chamada em breve para assinar o contrato”, disse.

“Como isso não aconteceu até o fim do ano e voltaram a sair notas na imprensa colocando a renovação em dúvida, escrevi para a presidente da Fundação Padre Anchieta, Maria Ângela de Jesus, no último dia 2, pedindo um posicionamento. Ela realizou uma reunião com a diretora de Jornalismo, Marília Assef, que me comunicou da mudança de planos e me pediu para permanecer até abril”, disse.

“Diante da quebra de um acordo já selado presencialmente, optei por me desligar de imediato”, afirmou.

“Agradeço a José Roberto Maluf, Carlito Camargo, Leão Serva e Marília Assef a plena liberdade para praticar jornalismo independente, plural e relevante ao longo de seis temporadas neste que é o mais importante programa de entrevistas da TV brasileira. Desejo sucesso a quem me suceder naquela cadeira Obrigada ainda à brava equipe do Roda: Thybor Brogio, Fernando Campanini, Letícia Moreira e Luciano Veronezi, além de todos os times do estúdio, da maquiagem, do figurino, do switcher, da acessibilidade, a multidão que faz um programa de TV acontecer. E, por fim, meu muito obrigada aos entrevistados, aos mais de 800 jornalistas que passaram pela bancada sob o meu comando e a quem acompanhou. Viva o Roda Viva, essa instituição da TV brasileira. Sigamos”, encerrou.