Shoptime encerra atividades e famosos relembram momentos no canal

Por - 24/05/23 às 13:30

Ciro Bottini e Viviane RomanelliiCiro Bottini e Viviane Romanellii são lembrados ainda hoje por suas atuações no canal - Foto: Reprodução/ Instagram @cirobottini @viviromanelli

Primeiro canal de vendas da TV paga no Brasil, o Shoptime vai encerrar suas operações nas operadoras de TV por assinatura e nas antenas parabólicas a partir do dia 1º de junho.

Leia +: Marcos Veras já foi vendedor do canal Shoptime

A empresa, que faz parte da Americanas S.A., que está em recuperação judicial em razão de dívida que soma R$ 47,9 bilhões, informou através das redes sociais que a programação ficará limitada aos seus canais nas plataformas digitais.

“A TV Shoptime vai mudar. A partir de 1/6 ela será digital e você poderá assistir de qualquer lugar pelo nosso canal”, diz o perfil oficial da empresa de varejo.

Os conteúdos produzidos pela canal, que foi lançado 6 de novembro de 1995 em um plano de expansão da operadora Multicanal, que posteriormente passou a se chamar NET (atualmente Claro), ficarão restritos aos canais digitais da Americanas.

A decisão do Shoptime em deixar as transmissões de operadoras como Sky e Claro e via satélite está ligada ao processo de recuperação judicial pela qual passa sua proprietária. Os custos para manter o sinal em uma das principais operadoras de TV e no satélite StarOne D2 são muito altos.

Em fevereiro deste ano, os escritórios de advocacia Zveiter e Bruno Rezende, administradores judiciais da Americanas S.A., informaram à 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que a dívida total do grupo soma R$ 47,9 bilhões. A lista de credores conta com 7.967 nomes.

Postagem sobre o fim do Shoptime
O Shoptime sairá do ar dia 1Å de junho – Foto: Reprodução/ Instagram @canalshoptime

O QUE DIZEM OS EX-APRESENTADORES

Apresentador, empreendedor, vendedor e palestrante, Ciro Bottini, que deixou o canal em 2020, se pronunciou em suas redes sócias.

“Neste momento de despedida da marca da TV eu simplesmente não poderia deixar de me manifestar. Ter trabalhado no Shoptime, além de motivo de muito orgulho, foi um divisor de águas na minha carreira e me trouxe ao momento de sucesso profissional que vivo atualmente”, destacou ele, inicialmente.

Nos primeiros anos, Ciro comandava dois programas: um de eletrônicos e outro de CDs, o que lhe deu basttate experiência: “Palestras para vendedores em todo o Brasil, campanhas publicitárias, treinamentos e muito mais. Tudo isso fruto de trabalho duro, erros, acertos e muitas conquistas. Vocês imaginam o que é ter ficado mais de 30 mil horas no ar ao vivo, vendendo produtos? Eu poderia estar no Guinnes! Meu carinho pela marca é gigante”, finalizou Bottini.

Viviane Romanelli, que atualmente está na Record TV, destacou que ainda é reconhecida pelo trabalho que desempenhou no canal de vendas.

“Da uma tristeza no meu coração! Foram 8 anos de muito amor, fizemos uma verdadeira família! Eu só tenho que agradecer ao Canal Shoptime por esse período incrível na minha vida. Até hoje sou reconhecida na rua pelas minhas atrapalhadas na cozinha, pelos waffles, donuts, pizzas, churrascos…”, escreveu ela.

E continuou: “Uma vez me disseram que o eu tinha o Shoptime tatuado no meu corpo, assim como ele também! Foi uma época maravilhosa! Agradeço a todos os diretores por me ensinar a apresentar com naturalidade e principalmente liberdade!  Valeu, Shoptime”.

QUEM TRABALHOU NO SHOPTIME?

Além de Bottini e Romanelli, Monique Evans também trabalhou no canal. Entre 1998 e meado de 2000 ela comandava o “De noite na cama”, programa de vendas de produtos eróticos.

Ao sair, migrando para a Rede TV!, Monique foi substituída por Roberta Close. A modelo trans chegou ao canal destacando que daria ao programa seu próprio estilo, evitando a vulgaridade.

Dublador do “Jaspion”, o ator Carlos Takeshi também passou por lá, à frente do programa “Infoshop”, com novidades de informática, entre 1995 e 1997.

O canal de televendas teve como inspiração o formato de home shopping dos Estados Unidos, que já contava com redes como HSN e QVC com programação 24 horas dedicada a divulgação de ofertas de produtos. Entre os acionistas, além da operadora de TV, estavam as Organizações Globo, que 40% de participação, e as Lojas Americanas (10%). Anos depois, a empresa foi integrada totalmente ao grupo B2W Digital, que em 2021 passou a se chamar Americanas S.A.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino